Para divulgar o 15º Intereclesial das Comunidades Eclesiais de Base que será realizado no período de 18 a 22 de julho, em Rondonópolis – MT, a cruz, ícone deste encontro, está visitando as dioceses de todo o Brasil e chegou à Diocese de Governador Valadares, vindo da Diocese de Guanhães, no dia 29 de dezembro/22.
Na nossa diocese, foram realizadas três celebrações para a acolhida da cruz peregrina das CEBs. Duas missas na Paróquia São Raimundo Nonato, celebradas, com muito zelo e afeto, pelo Pe. Sebastião Vitório, nos dias 31 de dezembro/22 e 01 de janeiro/23, com a boa participação da comunidade e dos membros das CEBs e do Movimento Boa Nova. Pe. Sebastião Vitório lembrou a longa caminhada das CEBs desde o 1º Intereclesial.
No dia 05 de janeiro, na Comunidade São Geraldo – Paróquia de Lourdes, foi realizada a terceira celebração, sob a condução do Pe. Luís Martins, para o acolhimento da cruz, ícone do 15º Intereclesial das CEBs. Pe. Luís Martins ressaltou os elementos do ícone: a cruz, simboliza a força para os cristãos não desanimarem na caminhada; a lar, a igreja doméstica, lugar de orações e de estudos dos grupos de reflexão; a bíblia, palavra de Deus, que deve nortear e vida e a caminhada de cristãos e cristãs. Foi uma linda celebração, marcada pela felicidade, leveza, espiritualidade e sábias palavras do Pe. Luís.
Dando continuidade à peregrinação da cruz, ícone do 15º Intereclesial das CEBs, no dia 06 de janeiro, ela foi entregue à Diocese de Teófilo Otoni, pela coordenação das CEBs da Diocese de Governador Valadares.
Cláudia Miffarreg Soares Camara – Coordenadora Diocesana das CEBs | Fotos: Cida Morena e Ana Cláudia Brum.