A Igreja do Sagrado Coração de Jesus, localizada na cidade de Manama, em Bahrein, no Oriente Médio, é declarada Santuário do Vicariato Apostólico da Arábia do Norte. A proclamação oficial será realizada durante celebração no dia 8 de novembro, presidida pelo vigário apostólico, Aldo Berardi. “Obrigada a todos por este momento histórico que a nossa comunidade está vivendo, em um contexto de tolerância e colóquio”
Roberto Paglialonga – Cidade do Vaticano
Com um decreto publicado em 1º de novembro de 2025, a Igreja do Sagrado Coração, de Manama, em Bahrein, a mais antiga da Península Arábica – com exceção do Iêmen -, torna-se Santuário do Vicariato Apostólico da Arábia do Norte. A declaração oficial será realizada no dia 8 de novembro, em celebração solene presidida pelo vigário apostólico, o bispo Aldo Berardi.
A “Igreja Mãe” de Manama
Consagrada em 1940 e frequentemente definida como “Igreja Mãe”, há tempos tornou-se um centro de vitalidade espiritual e de intercessão para a população católica que vive e trabalha no pequeno emirado. E também possui um significado histórico, tendo atraído ao longo dos anos peregrinos e devotos de toda a região do Golfo.
Elevação a Santuário em 8 de novembro
A celebração de 8 de novembro será realizada durante o ano jubilar de 85 anos da fundação da igreja, conferindo, assim, maior importância para um ocasião que já é significativa. Com a elevação a santuário, será concedida uma indulgência parcial aos peregrinos e aos devotos que participarem da Missa votiva do Sagrado Coração, às quintas-feiras e às sextas-feira, bem como àqueles que fizerem confissão sacramental, santa Comunhão e orações pelas intenções do Pontífice.
Associações leigas dedicadas ao Sagrado Coração estarão no santuário para contribuir com a organização. Elas se dedicarão à preservação do lugar e promoverão a devoção, organizarão encontros de orações, novenas e outras atividades devocionais, além de conferências, visitas guiadas e iniciativas para preservar e divulgar a história do santuário, explicou a nota do Vicariato.
Assistência pastoral e promoção da devoção ao Sagrado Coração de Jesus.
O bispo Berardi, por fim, deverá nomear um reitor ao santuário, que será responsável pela assistência pastoral, pela administração e pela promoção da devoção ao Sagrado Coração de Jesus. Ao reitor, serão, ainda, confiadas a conservação e a difusão do patrimônio histórico da Igreja, assim como a supervisão da sua manutenção e conservação física.
Dom Berardi: “Um momento histórico, em um contexto de colóquio e tolerância”
“Nesta ocasião, desejamos expressar toda a nossa gratidão pela hospitalidade e generosidade a Bahrein, ao seu povo e, em particular, ao rei Hamad bin Al Khalifa. Vivemos, portanto, em um contexto de colóquio, paz e amizade, além de um momento histórico para a Igreja Católica na Península Arábica. Para nós, trata-se de um marco ”, disse o vigário-apostólico em uma declaração divulgada pela mídia do Vaticano.
Tudo isso, “em um ambiente de tolerância e convivência, recorda-nos que não somos estrangeiros, mas irmãos e irmãs unidos por uma humanidade compartilhada”, graças também às medidas tomadas pelo Papa Francisco em seu pontificado. Ele foi o primeiro pontífice que visitou Bahrein, em 2022.
Um sentimento “que continua a florescer desde o período de chegada de São Francisco no Egito para seu encontro com o sultão al-Malik”, e que evidencia “como a verdadeira paz se constrói com o colóquio e a compreensão”. Assim “a Igreja propõe a devoção ao Sagrado Coração não como uma imagem sentimental, mas como um sinal vivo do amor de Deus pela humanidade.
A fundação da Igreja em 1939
A Igreja do Sagrado Coração de Bahrein foi fundada às vésperas de Natal de 1939. Os seus sinos tocaram pela primeira vez próximo da meia-noite de 24 de dezembro daquele ano. A Pedra Fundamental foi lançada em 9 de junho de 1939. Em 3 de março de 1940, a Igreja foi, oficialmente, consagrada.

