Imile realiza “Amigo Secreto Ecológico”

0

O Instituto de Missionários Leigos (IMILE) realizou, no final do ano 2020, uma confraternização diferente. Em face da pandemia, não pudemos fazer reunião festiva. Fizemos nossa confraternização com um amigo oculto diferente ao qual denominamos Amigo Ecológico, onde cada um presenteou seu amigo com uma muda de árvore frutífera, ornamental ou florestal, nativa da Mata Atlântica, que posteriormente seria plantada pelo presenteado.

Esse foi o primeiro passo do projeto Amigo da Natureza, pensado e planejado com o objetivo de envolver os membros do IMILE numa ação individual “amigo secreto ecológico” e, ao mesmo tempo, uma “ação coletiva pelo bem da natureza”.

A revelação do “amigo secreto” se deu de forma virtual, na reunião ordinária do IMILE no dia dezenove de dezembro.

Diante também da dificuldade de espaços para o plantio de forma individual, concretizamos a ação final em um plantio realizado no dia nove de janeiro de 2021, em uma APP (área de preservação permanente), à margem da BR-116, próxima ao distrito de Era Nova, no município de Alpercata.

Foram plantadas sessenta e seis mudas de árvores presenteadas no “Amigo (secreto ) Ecológico”. Além dessas, serão plantadas outras dezenas de mudas doadas por amigos e membros do IMILE, em área ainda a ser definida.
Antes do plantio propriamente dito, foram plantadas palavras de esperança e de fé em nossos corações, através das orações e da reflexão da Palavra feita pelo padre Assis, orientador espiritual do IMILE, e da posterior bênção com aspersão dos presentes e também das mudas.

Em sua reflexão, a partir da Carta aos Romanos 8, 22-24, padre Assis ressaltou que “engana-se quem afirma que a Igreja deveria preocupar-se em falar mais de Deus e da salvação e menos da natureza. O cuidado com a natureza é cuidado com a obra de Deus. Salvar a natureza é salvar a obra de Deus; é salvar a vida humana e toda a vida em nosso planeta, em nossa lar comum. Salvar a natureza é cuidar da vida e, portanto, preparar-se para a vida eterna. O Verbo que é Espírito, se fez carne para valorizar a nossa carne. Cuidar da natureza é um jeito de cuidar da carne humana igual Jesus cuida, igual Deus cuida. E quem não cuida da carne não consegue se preparar para a salvação. Quem não cuida do ambiente está maltratando a própria carne humana, pois, se a natureza não for preservada, a carne humana está ameaçada“.

Com esse projeto, o Instituto de Missionários Leigos realiza mais uma ação evangelizadora que desejamos seja seguida por outros grupos, dentro e fora da Igreja. Que saibamos todos acolher a proposta do cuidado com a lar comum “para a maior grandeza de Deus!

Por Lúcia Arêdes – Comissão para a Comunicação do IMILE
Fotos: Ana Dalva – Imile

Fonte

Escreva abaixo seu comentário.

Por favor escreva um comentário
Por favor insira o seu nome aqui