No dia 29 de janeiro de 2021, o Instituto Missões Consolata (IMC) comemora 120 anos de vida e missão e a Congregação das Irmãs Missionárias da Consolata (MC), 111 anos. Fundado em 1901 pelo Bem-aventurado José Allamano à sombra do Santuário de Nossa Senhora Consolata em Turim na Itália, ao longo dos anos, o Instituto cresceu tornando-se internacional e multicultural.
Padre Jaime C. Patias
Os primeiros quatro missionários enviados em missão pelo Fundador partiram de Turim rumo ao Quênia na África em 08 de maio de 1902. Em 29 de junho do mesmo ano iniciaram a primeira Missão em Tuthu, região do povo kikuyu. Sob a proteção da Consolata, e com o carisma da missão ad gentes, o Instituto cresceu e se multiplicou.
Em 29 de janeiro de 1910, Padre José Allamano fundou também, a congregação das Irmãs Missionárias da Consolata (MC) com o mesmo carisma. Este ano as MC celebram 111 anos de Fundação. Atualmente o IMC conta com 950 missionários (padres, irmãos e bispos) provenientes de 23 países. As irmãs missionárias somam cerca de 550. As duas congregações estão presentes em 28 países da Europa, África, América e Ásia.
SENTIR-SE EM lar
“Certamente, muitos pensamentos habitam em nós neste tempo complicado e particular. Pessoalmente, aproveitando o aniversário da Fundação, gostaria de chamar a atenção para a recuperação do sentido de estar em lar, de sentir o Instituto como a própria lar, ‘a minha lar’”, afirma o Superior Geral, Padre Stefano Camerlengo em sua mensagem enviada a todos os missionários e amigos para marcar os 120 anos de Fundação.
Em sua carta intitulada “Sentir-se em lar”, Padre Stefano faz um convite: “O meu voto, a minha oração, o convite que faço, é que possamos viver este aniversário da Fundação recuperando o nosso sentido de pertença, de nos sentirmos parte, protagonistas da nossa família, da nossa comunidade, conhecidos e chamados pelo nome, construtores de um Instituto cada vez mais ‘nosso’, cada vez mais ‘a minha lar’”.
CONFIRA AQUI ÍNTEGRA DA MENSAGEM DO SUPERIOR GERAL
Por ocasião da festa da Fundação, neste dia 29 de janeiro, os Missionários da Consolata iniciam também, um Biênio de atenção à pessoa na sua integridade humana, espiritual e missionária, conforme decisão do último Capítulo Geral (cf. Atos do XIII CG n.33). Inspirado no tema “Tudo sou capaz Naquele que me dá força” (Fil 4, 13), o Biênio se estenderá até 29 de janeiro de 2023 com o objetivo de ajudar aos missionários a dar um salto qualitativo na vida e na missão.
Padre Jaime C. Parias, IMC, Conselheiro Geral para América.