As chuvas das monções castigaram o Paquistão neste ano, que conta centenas de mortos e milhares de desabrigados.
Vatican News
330 mortos, 233 feridos e milhares de casas destruídas: este é o número ainda provisório das inundações no Paquistão, país castigado pelas fortes chuvas de monções nos últimos tempos. Uma situação dramática que viu a Caritas nacional imediatamente ingressar em campo para levar ajuda e conforto à população.
A organização de caridade – lê-se em seu site – “respondeu imediatamente à emergência para avaliar as necessidades mais urgentes das famílias e fornecer bens de primeira necessidade às pessoas mais necessitadas”.
Unidades de crise para este fim, juntamente com grupos de voluntários, “salvaram muitas vidas”. Mas agora “é a hora de fazer mais”, diz a Caritas, pedindo às pessoas uma doação para ajudar as famílias mais afetadas pelas chuvas.
No vilarejo de Balkana, na Província de Punjab, a Caritas está operativa desde 31 de agosto, oferecendo abrigo e hospitalidade a mulheres e crianças que fogem das águas. Mas a emergência também afeta o rebanho, que precisa de um abrigo e a agricultura, porque as propriedades foram inundadas pelas águas.
Além disso, desde o mês passado, a Caritas Paquistão também forneceu pacotes de alimentos, refeições prontas e lonas impermeáveis na cidade de Karachi, ajudando mais de 700 pessoas.
Por fim em Multan, no início de setembro, a organização de caridade distribuiu coletes salva-vidas para unidades de crise, para permitir que ajudassem em segurança a população local mais carente.
Vatican News Service – IP