“Novembro é um momento para lembrar e rezar por nossos entes queridos que nos precederam e dos quais sentimos falta”, enfatizam os bispos irlandeses. “É um momento em que estamos particularmente conscientes daqueles que em nossas paróquias estão sofrendo e de todas aquelas famílias que perderam entes queridos este ano.” Em novembro deste ano é impossível reunir-se para as celebrações tradicionais, devido às restrições impostas pela pandemia, afirmam
Vatican News
“Mais do que em outros anos, este novembro será particularmente tocante porque lembramos todos aqueles que morreram por causa da pandemia da Covid-19”: é o que afirmam os bispos irlandeses num comunicado sobre as celebrações que nos próximos dias serão dedicadas aos mortos.
Mês dedicado à “Memória dos mortos e à Oração pelos lutos”
“Novembro é um momento para lembrar e rezar por nossos entes queridos que nos precederam e dos quais sentimos falta”, enfatizam. “É um momento em que estamos particularmente conscientes daqueles que em nossas paróquias estão sofrendo e de todas aquelas famílias que perderam entes queridos este ano.”
Este domingo, 1º de novembro, véspera do dia dedicado a todos os fiéis defuntos, os bispos e sacerdotes irlandeses conduzirão um breve momento de oração às 15h locais para dedicar o mês de novembro à “Memória dos mortos e à oração pelos lutos”; também será possível participar deste momento de oração via transmissão em streaming. A Conferência Episcopal Irlandesa convida todo o país a aderir a este momento em particular.
Oferecer apoio espiritual às pessoas enlutadas
“Celebramos este período do ano em nossas paróquias com iniciativas específicas, tais como a bênção de sepulturas, a celebração de missas e a comemoração do dia de Todos os Santos e a recordação dos fiéis defuntos”, especificam os bispos, que precisam que este ano é impossível reunir-se para as celebrações tradicionais, devido às restrições impostas pela pandemia.
“Continuaremos estendendo nossas mãos, neste mês de novembro, no qual tradicionalmente rezamos por nossos falecidos, para oferecer apoio espiritual às pessoas em luto”, concluem os bispos.
Vatican News – TC/RL