Jerusalém, a peregrinação de 2026 da Coordenação da Terra Santa

0

Até 22 de janeiro, os bispos das Conferências Episcopais da Suíça, Alemanha, Inglaterra e País de Gales, Canadá, Dinamarca, Escócia, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Irlanda, Islândia, Itália, Noruega e Suécia estarão na Terra Santa para expressar solidariedade às comunidades cristãs locais e, em seguida, retornarão aos seus respectivos países para relatar suas experiências

Vatican News

Deste o último sábado, dia 17, até quinta-feira, 22 de janeiro, realiza-se a tradicional peregrinação a Jerusalém da Coordenação da Terra Santa. Participam os bispos representantes das Conferências Episcopais da Suíça, Alemanha, Inglaterra e País de Gales, Canadá, Dinamarca, Escócia, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Irlanda, Islândia, Itália, Noruega e Suécia. Dom Nicolò Anselmi, bispo de Rimini, participa como representante da Conferência Episcopal Italiana (CEI). Nestes dias, os prelados se reuniram com o patriarca latino de Jerusalém, cardeal Pierbattista Pizzaballa, o núncio apostólico em Israel, delegado apostólico em Jerusalém e na Palestina, arcebispo Adolfo Tito Yllane, e o pároco de Gaza, padre Gabriel Romanelli, durante uma reunião online. Visitaram as irmãs Combonianas, que há muito tempo estão envolvidas com as comunidades beduínas, e celebraram a Missa dominical com os católicos de Taybeh, compartilhando o dia com as comunidades greco-católicas melquitas e ortodoxas gregas.

O compromisso da Igreja com as comunidades locais

Consta na programação, trocas de experiências com o Vicariato de São Tiago, o Centro Rossing para Educação e colóquio e a organização Rabinos pelos Direitos Humanos, testemunhando o compromisso da Igreja católica com o colóquio e a dignidade humana em um contexto complexo. Também no programa, uma visita pastoral ao Seminário Patriarcal Latino em Belém, com o tema “Uma Terra Prometida: encontro e colóquio com pessoas que trazem esperança”. O seminário forma futuros sacerdotes e leigos comprometidos com o serviço à Igreja local em um ambiente marcado pela fragilidade. Este encontro faz parte de uma peregrinação contínua de solidariedade, que afirma que a Igreja na Terra Santa não está sozinha e que a Terra Prometida continua sendo um lugar onde a esperança é construída e compartilhada.

Visitas, encontros e momentos de oração

A Coordenação da Terra Santa se reúne anualmente para expressar proximidade, solidariedade e apoio espiritual e pastoral às comunidades cristãs que vivem nos lugares onde Jesus viveu. Por meio de visitas, encontros e momentos de oração, os bispos buscam lembrar aos cristãos locais que eles não estão sozinhos, incentivar peregrinações e manter a atenção da Igreja universal voltada para os desafios enfrentados pela Terra Santa. A Coordenação da Terra Santa é um grupo internacional de bispos que, em nome de suas Conferências Episcopais, viajam à Terra Santa todos os anos para expressar solidariedade às comunidades cristãs locais e, em seguida, relatam suas experiências aos respectivos países. A cada ano, eles são acompanhados por sacerdotes e leigos experientes. A Igreja italiana sempre demonstrou profunda proximidade com a Terra Santa por meio da fraternidade eclesial, de projetos apoiados pelo chamado imposto “8 por mil” destinado pelos contribuintes italianos à Igreja católica e de iniciativas promovidas por dioceses e paróquias. “Levarei de volta a Rimini, à nossa diocese e à Igreja italiana, as vozes, as experiências e as orações ouvidas durante estes dias”, declarou dom Anselmi, que preparará um relatório para a Assembleia Geral da Conferência Episcopal Italiana.

Fonte

Escreva abaixo seu comentário.

Por favor escreva um comentário
Por favor insira o seu nome aqui