Jovens ecologistas do Pacífico recebem prêmio Pax Christi pela Paz

0

Uma rede de jovens de 17 nações das Ilhas do Pacífico, Austrália e Nova Zelândia comprometidos com a proteção do meio ambiente os “Pacific Climate Warriors”, recebem o Prêmio Pax Christi Internacional pela Paz de 2020

Vatican News

Pax Christi International concedeu o prêmio pela Paz 2020 aos “Pacific Climate Warriors”, uma rede de jovens de 17 nações das Ilhas do Pacífico e comunidades da diáspora nos Estados Unidos, Nova Zelândia e Austrália, que estão empenhados em aumentar a conscientização sobre a vulnerabilidade à mudança climática.

Somos uma comunidade

O objetivo dos jovens também é promover a resiliência diante dos desafios atuais e opor-se pacificamente à indústria de combustíveis fósseis cujas atividades minam o meio ambiente. Os membros do Comitê Diretor do Pax Christi decidiram dar reconhecimento de paz aos jovens pela admirável liderança demonstrada sobre a questão climática, mas também para chamar a atenção para a Oceania, uma área geográfica frequentemente negligenciada. Para o Secretário Geral do Pax Christi Internacional, Greet Vanaerschot, neste momento em que a Igreja Católica está aprofundando seu compromisso com os ensinamentos da Laudato Si’, “devemos nos recordar que somos verdadeiramente uma comunidade”, e conceder o Prêmio da Paz aos guerreiros do clima do Pacífico significa premiar seu exemplo.

Ações corajosas, não violentas

“Em 2018, durante minha visita a Pax Christi Aotearoa na Nova Zelândia, tive a oportunidade de conhecer e conhecer os guerreiros do clima do Pacífico”, disse Greet Vanaerschot. “Sua determinação, criatividade e seriedade em dar aos jovens os instrumentos de ação para proteger sua cultura e proteger a sobrevivência de suas ilhas são inspiradoras e merecem ser apoiadas”. “As ações corajosas, não violentas e tenazes dos guerreiros do clima do Pacífico devem ser aplaudidas e encorajadas”, diz uma declaração.

Criado em 1988, o Prêmio Internacional da Paz Pax Christi é financiado pelo Fundo pela Paz do Cardeal Bernardus Alfrink e destina-se a pessoas ou organizações que trabalham pela paz, justiça e não-violência em diferentes partes do mundo. A cerimônia de premiação será realizada em Auckland, Nova Zelândia, em 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos, como parte de um evento organizado por Pax Christi Aotearoa Nova Zelândia.

 

Fonte

Escreva abaixo seu comentário.

Por favor escreva um comentário
Por favor insira o seu nome aqui