Uma rede de jovens de 17 nações das Ilhas do Pacífico, Austrália e Nova Zelândia comprometidos com a proteção do meio ambiente os “Pacific Climate Warriors”, recebem o Prêmio Pax Christi Internacional pela Paz de 2020
Vatican News
Pax Christi International concedeu o prêmio pela Paz 2020 aos “Pacific Climate Warriors”, uma rede de jovens de 17 nações das Ilhas do Pacífico e comunidades da diáspora nos Estados Unidos, Nova Zelândia e Austrália, que estão empenhados em aumentar a conscientização sobre a vulnerabilidade à mudança climática.
Somos uma comunidade
O objetivo dos jovens também é promover a resiliência diante dos desafios atuais e opor-se pacificamente à indústria de combustíveis fósseis cujas atividades minam o meio ambiente. Os membros do Comitê Diretor do Pax Christi decidiram dar reconhecimento de paz aos jovens pela admirável liderança demonstrada sobre a questão climática, mas também para chamar a atenção para a Oceania, uma área geográfica frequentemente negligenciada. Para o Secretário Geral do Pax Christi Internacional, Greet Vanaerschot, neste momento em que a Igreja Católica está aprofundando seu compromisso com os ensinamentos da Laudato Si’, “devemos nos recordar que somos verdadeiramente uma comunidade”, e conceder o Prêmio da Paz aos guerreiros do clima do Pacífico significa premiar seu exemplo.
Ações corajosas, não violentas
“Em 2018, durante minha visita a Pax Christi Aotearoa na Nova Zelândia, tive a oportunidade de conhecer e conhecer os guerreiros do clima do Pacífico”, disse Greet Vanaerschot. “Sua determinação, criatividade e seriedade em dar aos jovens os instrumentos de ação para proteger sua cultura e proteger a sobrevivência de suas ilhas são inspiradoras e merecem ser apoiadas”. “As ações corajosas, não violentas e tenazes dos guerreiros do clima do Pacífico devem ser aplaudidas e encorajadas”, diz uma declaração.
Criado em 1988, o Prêmio Internacional da Paz Pax Christi é financiado pelo Fundo pela Paz do Cardeal Bernardus Alfrink e destina-se a pessoas ou organizações que trabalham pela paz, justiça e não-violência em diferentes partes do mundo. A cerimônia de premiação será realizada em Auckland, Nova Zelândia, em 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos, como parte de um evento organizado por Pax Christi Aotearoa Nova Zelândia.