Kirill: trégua na Ucrânia para celebrar com segurança o Natal ortodoxo

0

O patriarca de Moscou e de todas as Rússias pede um cessar-fogo na Ucrânia para que os fiéis ortodoxos possam celebrar a vigília de Natal e o dia da Natividade de Cristo que, para as Igrejas Orientais, caem nos dias 6 e 7 de janeiro.

Giancarlo La Vella – Vatican News

Na Ucrânia calem-se as armas do meio-dia do dia 6 de janeiro à meia-noite do dia 7 de janeiro. Este é o forte apelo feito às autoridades de Kiev e Moscou por Kirill, patriarca ortodoxo de Moscou e de todas as Rússias. O apelo ao cessar-fogo, publicado no site da Igreja ortodoxa Russa, visa garantir que os fiéis ortodoxos possam passar as festividades de Natal em segurança e paz, participando dos cultos da Vigília e do Natal. O desejo de Kirill, que corresponde ao de grande parte da comunidade internacional, é dirigido às partes envolvidas no conflito. A Rússia e a Ucrânia são ambos países com uma esmagadora maioria ortodoxa, e em ambos os países os conflitos ligados à guerra se estenderam às relações entre as Igrejas russa e ucraniana.

Patriarca Kirill




Patriarca Kirill

A Turquia também pede uma trégua

O fato de que negociações e conversações de paz só podem ocorrer se os exércitos pararem suas atividades de guerra é uma proposta também lançada pelo presidente turco, Erdogan. Em um telefonema ao seu homólogo russo Putin, o chefe de Estado pediu à Rússia um cessar-fogo unilateral. Somente então, disse Erdogan, será possível que as partes se sentem à mesa de negociações para achar uma solução justa para a guerra em curso. Foi o que a presidência turca referiu sobre o contato telefônico entre os dois chefes de Estado.

Relações bilaterais entre Ancara e Moscou

No telefonema entre os dois líderes, afirma o comunicado da presidência, foram também discutidos temas como energia, relações bilaterais e Síria. Em particular, Erdogan disse que havia reforçado as infraestruturas para a criação de um centro de gás natural na Turquia e que completaria seu projeto sobre o assunto o mais ligeiro possível. De acordo com a agência de notícias Tass, Erdogan também pediu medidas específicas para livrar o norte da Síria do que ele chamou de terroristas curdos.

Fonte

Escreva abaixo seu comentário.

Por favor escreva um comentário
Por favor insira o seu nome aqui