Leão XIV às pessoas com esclerose lateral amiotrófica: a qualidade de vida depende do amor

0

Em uma mensagem em vídeo aos participantes da “Caminhada pela Vida”, promovida pela “Les Turner ALS Foundation” de Chicago, nos Estados Unidos, o Papa Leão XIV disse às pessoas afetadas por ELA: “seus sofrimentos oferecem uma oportunidade para descobrir e afirmar uma verdade profunda: a qualidade da vida humana não depende dos resultados alcançados, mas depende do amor”.

Ouça a reportagem com a voz do Papa e compartilhe

Vatican News

Por ocasião da caminhada anual “Walk for Life”, promovida pela Les Turner ALS Foundation, que se realiza em Chicago neste sábado (20/09), o Papa Leão XIV enviou uma mensagem em vídeo ao evento. A fundação se dedica ao cuidado das pessoas com esclerose lateral amiotrófica (ELA) através do cuidado individualizado, do apoio à comunidade local e à pesquisa científica.

Leão XIV iniciou a mensagem congratulando-se com os participantes na “Caminhada pela Vida” e satisfeito pela presença de muitos pesquisadores e cientistas. “Nos últimos 10 anos”, disse o Papa, “usando todo o seu conhecimento e compaixão para compreender as doenças do neurônio motor e aliviar o sofrimento causado por elas, vocês fizeram progressos notáveis. Como todos os presentes aqui, também estou profundamente agradecido a vocês”. Dirigindo-se aos cuidadores presentes, entre médicos, paramédicos e setor administrativo, mas principalmente a familiares e amigos disse:

“Com devoção, conhecimento e habilidade, vocês cuidam de nossos irmãos e irmãs com ELA: familiares, amigos e pessoas que antes eram estranhos. Envolvidos no cuidado diário das pessoas afetadas pela ELA, vocês nos mostram o melhor da humanidade. Vocês são os bons samaritanos de que Jesus falou.”

A qualidade de vida depende do amor

Ao se dirigir às pessoas afetadas por ELA, o Pontífice disse que todos têm um lugar especial nos seus pensamentos e nas suas orações, afirmando em seguida: “vocês receberam um fardo relevante para carregar. Eu gostaria que não fosse assim. No entanto, seus sofrimentos oferecem uma oportunidade para descobrir e afirmar uma verdade profunda: a qualidade da vida humana não depende dos resultados alcançados. A qualidade de nossas vidas depende do amor. Em seu sofrimento”, continuou o Papa Leão, “vocês podem experimentar uma profundidade do amor humano anteriormente desconhecida. Vocês podem crescer em gratidão por tudo o que aconteceu e pelas pessoas que agora cuidam de vocês. Agora vocês podem desenvolver um senso profundo da beleza da criação, da vida neste mundo e do mistério do amor”. Por fim, Leão XIV disse:

“Rezo por vocês. Rezo para que, em vez de se deixarem dominar pela frustração, pela falta de esperança ou pelo desespero, se abandonem ao mistério da existência humana, ao amor dos seus cuidadores e ao abraço do Divino.”

O amor vence a morte

Por fim, Leão disse algumas palavras àqueles que vivem o luto: “depois de cuidarem de seus entes queridos afetados por ELA, agora vocês choram a sua perda. Vocês não os esqueceram. E, na verdade, seu amor foi purificado pelo serviço e depois pelo luto. Vocês aprenderam e, a cada dia, penetram mais profundamente no mistério mais profundo: a morte não é a palavra definitiva. O amor vence a morte. O amor vence a morte. O amor vence a morte”, repetiu três vezes o Papa.

Fonte

Escreva abaixo seu comentário.

Por favor escreva um comentário
Por favor insira o seu nome aqui