Leão XIV recebe arcebispo greco-católico Sviatoslav Shevchuk

0

O arcebispo-mor de Kyiv-Halič foi recebido no Palácio Apostólico do Vaticano. Ele presenteou Leão XIV com uma lista de nomes de prisioneiros e uma escultura dedicada à paz. Em seguida, agradeceu ao Pontífice pela solidariedade e apoio da Santa Sé à missão de salvar vidas humanas desde o início da guerra.

Vatican News

“Bem-vindo.” “É uma felicidade poder chegar e vê-lo.” Na manhã de 12 de fevereiro, a audiência do Papa Leão XIV com o líder da Igreja Greco-Católica Ucraniana, Sviatoslav Shevchuk, começou com um beijo na mão e uma breve troca de saudações no Palácio Apostólico do Vaticano. O arcebispo-mor de Kyiv-Halič, segundo um comunicado, agradeceu ao Papa pela sua solidariedade e apoio à Ucrânia, bem como pelos esforços diplomáticos da Santa Sé no caminho para uma paz justa e duradoura na Ucrânia.

Agradecimentos pela solidariedade e apoio à Ucrânia

 

Foi dada especial atenção à vida atual da Igreja Greco-Católica Ucraniana e à dimensão global do seu serviço. Shevchuk enfatizou que a Igreja Greco-Católica Ucraniana é uma Igreja particular, mas ao mesmo tempo global, presente em todos os continentes do mundo: “A nossa Igreja particular do cristianismo de Kiev é de origem ucraniana, mas não é uma Igreja apenas para ucranianos, mas sim aberta à proclamação do Evangelho a todos os povos, precisamente graças à plena comunhão visível com o Sucessor do Apóstolo Pedro”, disse ele ao Pontífice.

O arcebispo também informou Leão XIV sobre várias iniciativas da Igreja Greco-Católica Ucraniana para colaborar com a sociedade civil ucraniana e a comunidade internacional, e apresentou ainda as listas de prisioneiros, recebidas diretamente das famílias dos prisioneiros e dos desaparecidos. Por fim, agradeceu novamente ao Papa pela relevante missão de salvar vidas humanas, na qual a Santa Sé tem participado sistematicamente desde o início da guerra em larga escala na Ucrânia.

Presenteada uma pomba da paz

 

Ao final da audiência, Shevchuk renovou seu convite a Leão XIV para visitar a Ucrânia. Como presente, ofereceu-lhe uma escultura do escultor e cardiologista italiano Luciano Capriotti, intitulada “A Pomba da Paz em Tempo de Guerra”. A obra de cerâmica retrata uma pomba delicada e frágil atingida por um fragmento de metal de um míssil russo lançado contra Kharkiv. O ferimento causa “grande dor” à ave, mas ela permanece viva: “É um bonito símbolo da Ucrânia contemporânea, ferida, mas viva”, comentou o líder da Igreja Greco-Católica Ucraniana ao expor o presente ao Papa. Antes de partir, pediu a bênção do Sucessor de Pedro para o povo ucraniano. E o Pontífice, por sua vez, assegurou suas constantes orações pela Ucrânia.

Segunda Audiência

 

Esta foi a segunda audiência privada ao líder da Igreja Greco-Católica Ucraniana desde a eleição de Leão XIV. O primeiro encontro teve lugar em 15 de maio de 2025, também no Palácio Apostólico. Durante essa audiência, o arcebispo Shevchuk apresentou uma lista com os nomes de 500 prisioneiros e desaparecidos ucranianos e presenteou-o com uma pintura intitulada Réquiem, dedicada às crianças que não nasceram devido à guerra.

O Papa e Shevchuk encontraram-se novamente em 28 de junho, na Basílica de São Pedro, quando Leão se reuniu com peregrinos ucranianos que vieram a Roma para o Jubileu da Igreja Greco-Católica Ucraniana. 

Fonte

Escreva abaixo seu comentário.

Por favor escreva um comentário
Por favor insira o seu nome aqui