Leão XIV visita a Basílica de Santa Maria Maior

0

É a segunda vez que o Papa visita a Basílica onde está sepultado seu predecessor, Francisco. O Pontífice se deteve em oração diante do ícone de “Nossa Senhora Salus Popoli Romani”

Vatican News

O domingo foi intenso para Leão XIV. Seguindo a tradição, ao meio-dia rezou com os fiéis presentes na Praça São Pedro a oração do Regina Caeli. À tarde, recebeu uma homenagem do prefeito da capital, Roberto Gualtieri, aos pés do Capitólio romano e, de lá, se dirigiu para a Basílica de São João de Latrão para tomar posse da cátedra do Bispo de Roma. Antes de regressar ao Vaticano, visitou pela segunda vez a Basílica de Santa Maria Maior.

Trata-se da segunda visita desde a sua eleição. Em 10 de maio,  após ter visitado o Santuário de Nossa Senhora do Bom Conselho em Genazzano, aos arredores de Roma, Leão XIV se deteve em oração diante do túmulo do Papa Francisco e do ícone da Virgem, Salus Populi Romani. E o mesmo fez neste 25 de maio.

Papa saúda os fiéis do balcão central da Basílica de Santa Maria Maior

Papa saúda os fiéis do balcão central da Basílica de Santa Maria Maior   (@Vatican Media)

Antes de deixar a Basílica de Santa Maria Maior, o Santo Padre dirigiu-se ao balcão central para saudar os fiéis reunidos na praça adjacente:

“Irmãos e irmãs, a paz esteja com vocês! Obrigado por estarem aqui, neste momento em que celebramos, todos reunidos como membros da Diocese de Roma, a presença de seu novo Bispo. Estou muito feliz por achar todos vocês aqui e agradeço de coração.”

Leão XIV estendeu seu agradecimento a todos os que trabalham na Basílica, aos dois cardeais que o acompanharam — o arcipreste da Basílica de Santa Maria Maior, Cardeal Stanisław Marian Ryłko, e o Cardeal Rolandas Makrickas, arcipreste coadjutor — bem como “às tantas pessoas que se dedicam a nos ajudar a viver nossa vida de oração, de devoção, e que, sobretudo, nos ajudam a nos aproximar da Mãe de Jesus, da Mãe de Deus, Maria Santíssima. É uma belíssima oportunidade para renovar essa devoção a Maria, Salus Populi Romani, que tantas vezes acompanhou o povo de Roma em suas necessidades”, afirmou. 

Antes de concluir, o Papa invocou a bênção de Deus, por intercessão de sua Mãe, sobre os presentes, suas famílias e entes queridos, e completou:

“Que Maria nos ajude a caminhar juntos na Igreja, unidos como uma única família de Deus.”

Fonte

Escreva abaixo seu comentário.

Por favor escreva um comentário
Por favor insira o seu nome aqui