Leitura Orante da Bíblia – Parte 01

0

Jesus passava noites em oração meditando a Escritura. Ele podia dizer: “O Senhor me concedeu o dom de falar como seu discípulo, para eu saber levar uma palavra de conforto a quem está desanimado. Cada manhã Ele me desperta, sim, desperta o meu ouvido, para que eu O escute como um discípulo”. Este é o sentido e o objetivo da Lectio Divina diária.

Ao iniciar a Lectio Divina, você irá ler a Bíblia para escutar o que Deus lhe tem a dizer, para conhecer a sua vontade e viver melhor o Evangelho de Jesus Cristo. Em você devem estar a pobreza e a disposição que o velho Eli recomendou a Samuel: “Fala, Senhor, que teu servo escuta!” Deve estar a mesma atitude obediente de Maria: “Faça-se em mim segundo a tua Palavra”.

O ponto de partida da Lectio Divina deve ser a humildade. Para poder escutar a Palavra de Deus é necessário que você se prepare, vigiando em oração, pedindo que Ele mande o seu Espírito, pois, sem a ajuda do Espírito de Deus, não é possível descobrir o sentido que a Palavra de Deus tem para nós hoje.

Ler a Bíblia é como frequentar um amigo. Os dois exigem o máximo de atenção, respeito, amizade, entrega e escuta atenta. Para isso você deve aprender a cultivar o silêncio dentro de si, durante o tempo da Leitura Orante. E lembre-se: uma boa e digna posição do corpo favorece o recolhimento da mente.

Abrindo a Bíblia, você deve estar bem consciente de que está abrindo um livro que não é seu, mas da comunidade, da Igreja. Fazendo a Lectio Divina, você está entrando no grande rio da Tradição da Igreja, que atravessa os séculos. Mesmo fazendo, sozinho, a Leitura Orante da Bíblia, você não está só, mas estará unido aos irmãos e às irmãs das várias comunidades e igrejas que, antes de você, procuraram meditar dia e noite na lei do Senhor. São muitos! Mesmo aqueles e aquelas que não sabiam ler o texto escrito, mas sabiam ler o texto da vida no rosto dos irmãos e das irmãs.

(1ª Parte do Artigo de Dom Félix sobre a Leitura Orante da Bíblia)

Fonte

Escreva abaixo seu comentário.

Por favor escreva um comentário
Por favor insira o seu nome aqui