Mesmo fazendo leitura pessoal da Bíblia, devo ter presente que estou lendo o Livro da Comunidade, da Igreja. A leitura comunitária da Bíblia só se torna realmente comunitária, se ela for assumida e feita como leitura pessoal de quem quer ser membro da comunidade. Assim, a leitura pessoal faz crescer a consciência comunitária e a leitura comunitária me faz crescer como pessoa responsável pelo bem comum.
Vejamos a orientação para a leitura pessoal e diária da Bíblia. “O Senhor me concedeu o dom de falar como seu discípulo, para eu saber levar uma palavra de conforto a quem está desanimado. Cada manhã Ele me desperta, sim, desperta o meu ouvido, para que eu O escute como um discípulo” (Is 50,4).
Eis os passos a seguir: Iniciar, invocando a luz do Espírito Santo; Leitura lenta e atenta do texto; Momento de silêncio interior lembrando o que leu; Ver bem o sentido de cada frase; Atualizar e ruminar a Palavra, ligando-a com a vida; Ampliar a visão, ligando o texto com outros textos bíblicos; Ler de novo, rezando o texto e respondendo a Deus; Formular um compromisso de vida; Rezar um salmo apropriado; Escolher uma frase como resumo para memorizar.
Vejamos a orientação para a leitura orante feita em grupo. “Jesus apresentou-se no meio dele e disse: A paz esteja com vocês! Em seguida, abriu-lhes a mente para que entendessem a Escritura”. E disse ainda: “O Espírito Santo que o Pai enviará em meu nome vos ensinará tudo e vos recordará tudo o que eu vos disse. Ele vos conduzirá à verdade plena”.
Eis os passos a seguir: Acolhida e Oração; Leitura do texto; Sentido do texto; Sentido para nós; Rezar o texto; Contemplar e comprometer-se; Rezar um Salmo que expresse o que foi vivido no encontro.