Agosto é o Mês Vocacional, durante o qual somos convidados a rezar por todas as vocações e a comemorar as vocações específicas: a sacerdotal, a diaconal, a matrimonial, a religiosa, a laical e a de catequista.
A Igreja comemora o Dia do Padre em 04 de agosto, Festa de São João Vianney, o Cura d’Ars, e também no primeiro domingo de agosto. Com o coração em festa, queremos parabenizar os padres diocesanos e os religiosos padres que atuam em nossa Diocese, pela sua vocação sacerdotal e pela sublime missão de pastores do rebanho que lhes foi confiado. Desejamos que Deus conceda a todo padre fidelidade e perseverança no ministério, na felicidade de apascentar e santificar o rebanho de Cristo, segundo o Coração de Jesus Bom Pastor.
No segundo domingo de agosto, a sociedade comemora o Dia dos Pais, dia em que a Igreja começa a Semana da Família, que visa aprofundar o sentido da vocação matrimonial. Com gratidão, queremos parabenizar os pais e todos os casais que se uniram pelos sagrados laços do matrimônio, pela sua vocação matrimonial. Desejamos de coração que Deus conceda abundantes bênçãos e graças a todo casal para que se mantenha fiel e perseverante no amor conjugal e na doação mútua, assim como na criação e educação dos filhos por meio do colóquio e do testemunho.
Todo dia 10 de agosto, Festa de São Lourenço, a Igreja comemora o Dia do Diácono. Com o coração em festa, queremos parabenizar os diáconos permanentes e transitórios de nossa Diocese pela sua vocação diaconal e pelo valioso serviço prestado à nossa Igreja. Desejamos que Deus conceda a cada diácono fidelidade e perseverança no ministério na felicidade de servir a Deus na pessoa do próximo, sobretudo os mais necessitados de ajuda material e espiritual, tanto na família e na profissão quanto na comunidade e na sociedade.
No terceiro domingo de agosto, Festa da Assunção de Nossa Senhora, a Igreja comemora o Dia dos Religiosos, os fiéis que abraçaram a vocação religiosa. Agradecidos, queremos parabenizar as religiosas e os religiosos que atuam em nossa Diocese e que fazem de sua vida uma constante doação em favor dos mais carentes e sofredores. Desejamos que Deus abençoe a missão de todas as pessoas que abraçaram a vida religiosa para que testemunhem, na vida pessoal e comunitária, os votos evangélicos de pobreza, obediência e castidade, sendo um sinal vivo do Cristo pobre, obediente e casto.
No dia 23 de agosto deste ano, a Igreja comemora o Dia do Agente de Pastoral Leigo, isto é, o fiel que exerce seu ministério pastoral na formação, nas celebrações, na coordenação de grupos e comunidades, nas pastorais, nos movimentos apostólicos e nos organismos eclesiais. Hoje, com reconhecimento e gratidão, queremos parabenizar todo fiel que assume a vocação laical na família, na comunidade e na sociedade. Desejamos a todo agente de pastoral leigo que seja, de fato, sal da terra e luz do mundo pelos serviços que presta para o bem da Igreja e da Sociedade, a fim de que o Reino de Deus se instaure em nosso meio e seja acolhido por cada pessoa.
Neste ano de 2020, o Dia do Catequista será comemorado no domingo, 30 de agosto. Nesta ocasião, com sincero reconhecimento e profunda gratidão, queremos parabenizar toda pessoa que, assumindo sua vocação laical, exerce o nobre e árduo ministério da Catequese. Desejamos que Deus conceda a todos os catequistas a graça da seguro perseverança na missão de educar na fé crianças, jovens e adultos e de motivá-los a viver com entusiasmo os valores evangélicos na família, na comunidade e na sociedade, com felicidade e sem temor.
Que Deus abençoe a todos e lhes conceda muita felicidade na vocação!