Estimado Clero e Amados Fiéis,
Saúde e Paz!
Há exatos 65 anos, no dia 01 de fevereiro de 1956, o Papa Pio XII, por meio da Bula “Rerum Usu”, criava a Diocese de Governador Valadares, desmembrada da Arquidiocese de Diamantina e das Dioceses de Araçuaí e Caratinga.
Hoje, portanto, é tempo de louvar a Deus pelas bênçãos e graças derramadas na história desta Igreja Particular.
É tempo de colheita e somos gratos pelos frutos que pudemos colher, pois sabemos que foram gerados pela dedicação de muitas pessoas. Lembramos, com afeto, de tantas pessoas, muitas já na eternidade, que não pouparam esforços para evangelizar, construir templos, formar comunidades, criar pastorais e movimentos.
É tempo de trabalho, de reafirmar compromissos, de agir, pois “precisamos ser uma Igreja ‘em saída’, não preocupada consigo mesma, com as suas próprias estruturas e conquistas, mas capaz de ir, de se mover, de achar os filhos de Deus na sua situação real e compadecer-se das suas feridas” (Papa Francisco). Devemos ser uma Igreja de portas abertas: para acolher quem chega, com suas virtudes e limitações; e para sair ao encontro de quem se afastou, seja porque razão for.
É tempo de gratidão. Por isso, nesse momento de júbilo, queremos agradecer aos bispos, padres, diáconos, religiosos, religiosas, seminaristas, ministros, agentes de pastoral e os fiéis em geral, que atuaram e que atuam nesta Igreja Particular, buscando semear os princípios evangélicos, sendo sal da terra e luz do mundo.
Que Santo Antônio, nosso Padroeiro, sempre nos proteja e interceda por todos nós! E que o Espírito Santo nos impulsione em nossa missão, animando-nos para os próximos anos de caminhada!
Parabéns, Diocese de Valadares e fiéis diocesanos, por mais esse aniversário!