Moçambique: Aumento das seitas religiosas levou à desestabilização dos jovens

0

Os representantes da juventude católica moçambicana na recém-concluída conferência da juventude organizada pela Associação Inter-regional dos Bispos da África Austral (IMBISA) dizem que a “presença maciça de seitas religiosas nos últimos anos” no seu país “levou a alguma desestabilização dos jovens católicos”.

Sheila Pires – Joanesburgo, África do Sul

Em conversa com o Vatican News, Josefina José Alimene, da Diocese de Lichinga, e Luís António Matsena, da Arquidiocese de Maputo, dizem que, além da “crise religiosa” no país, as “crises socioculturais” e os elevados níveis de desemprego levam os jovens ao “consumo excessivo de álcool” e drogas.

Representantes da juventude das seis conferências episcopais que compõem a IMBISA, juntamente com seus capelães, participaram da conferência da juventude sob o tema “Responder aos desafios dos jovens na região da IMBISA segundo Christus Vivit”.

Conferência sobre "Responder aos desafios dos jovens na região da IMBISA segundo Christus Vivit"

Conferência sobre “Responder aos desafios dos jovens na região da IMBISA segundo Christus Vivit”

A conferência de jovens de 9 a 13 de setembro realizada no Centro de Retiros e Conferências Padre Pio focou em várias questões, incluindo a morte, na região e como ela afeta os jovens, falando livremente na Igreja e na sociedade sobre mulheres, abuso de drogas, depressão e saúde mental e falando livremente na igreja e na sociedade sobre assuntos silenciosos, incluindo LGBTQI+.

Tanto Josefina como Luís saúdam a iniciativa da IMBISA de aproximar os jovens para o colóquio sobre assuntos críticos, utilizando a metodologia do Sínodo sobre a Sinodalidade ‘Conversa no Espírito’.

Jovens da IMBISA participantes na conferência no Centro de Retiros e Conferências Padre Pio

Jovens da IMBISA participantes na conferência no Centro de Retiros e Conferências Padre Pio

Em relação às eleições gerais agendadas para 9 de outubro de 2024 para escolher o próximo Presidente da República, Parlamento e lideranças provinciais de Moçambique, Josefina e Luís apelam aos eleitores elegíveis, em particular aos jovens, para irem votar.

Oiça aqui a entrevista com os jovens Moçambicanos e partilhe

Fonte

Escreva abaixo seu comentário.

Por favor escreva um comentário
Por favor insira o seu nome aqui