Convocada pela Conferência Episcopal de Moçambique (CEM), a I Semana Nacional da Catequese arrancou no dia 20 de agosto e termina no domingo, dia 27 de agosto, sob o lema: “Vocação e Missão do Catequista em Moçambique numa Igreja sinodal e ministerial à luz do Concílio Vaticano II”.
Rogério Maduca – Radio Pax, Beira
Em entrevista à Radio Pax – Emissora Católica da Beira, Dom Diamantino Guapo Antunes, Bispo de Tete e Referente da Comissão Episcopal de Evangelização e Catequese na CEM, explicou que a convocação desta Semana é uma das formas de valorizar o Ministério do Catequista e o evento também serve para consolidar a comunhão pastoral ao nível nacional, no sector da Catequese.
O Prelado explicou ainda que a celebração da Semana Nacional da Catequese à luz do Concílio Vaticano II, insere-se no processo preparatório para o Ano Santo, convocado pelo Papa Francisco.
Ao nível da Arquidiocese da Beira, a Semana será concluída com uma palestra e Celebração eucarística que juntará Catequistas de diferentes Paróquias, no Salão da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, para além das actividades desenvolvidas nas Paróquias, segundo referiu a Irmã Rita, religiosa Ursulina e membro da Comissão Arquidiocesana da Catequese.