Na manhã dessa última quarta-feira, 10 de julho, nós, das Comunidades Eclesiais de Base – CEBs – estivemos na sede da ASCANAVI – Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis Natureza Viva – para mais um momento de oração com os catadores e catadoras, com cânticos e reflexão.
Dessa vez, refletimos o texto do Evangelho de João 10, 1-10 que fala de Jesus, o Bom Pastor, que conhece suas ovelhas e as chama pelo nome; cuida de cada uma delas que o conhecem pela voz. Ao final, Jesus conclui dizendo que Ele veio para que todos e todas tenham vida e vida em abundância.
A partir desse evangelho, refletimos sobre a realidade vivida naquela associação e questionamos sobre quem são as pessoas que durante esses anos se aproximaram para ajudá-las(os), para promover a vida e não a morte.
Em seguida, realizamos um trabalho de grupo com a dinâmica intitulada FOFA que significa: Forças, Oportunidades, Fragilidades, Ameaças. Foram formados quatro grupos. O grupo 1 apontou aquilo ou aquelas pessoas que representam as Forças para a ASCANAVI; o grupo 2 enumerou as oportunidades vivenciadas pelos catadores e catadoras; o grupo 3 apontou as fragilidades vivenciadas pela associação e por fim, o grupo 4 apontou aquilo ou aqueles que representam ameaças para os catadores e catadoras.
Foi uma dinâmica importante onde cada um e cada uma pôde falar da realidade a partir de seu ponto de vista, reconhecendo as forças e oportunidades e denunciando as fragilidades e ameaças.
Cláudia Miffarreg – Coord. Diocesana das CEBs | Fotos: Ana Dalva