“Anunciar Cristo significa mostrar que acreditar Nele e segui-Lo não é somente uma coisa verdadeira e justa, mas também bela. O coração do Evangelho é a beleza do amor salvífico de Deus manifestado em Jesus Cristo morto e ressuscitado”. Inspirada por essas palavras de Francisco, prossegue a colaboração entre os Museus Vaticanos e o Vatican News: as obras-primas das coleções pontifícias acompanhadas pelas palavras dos Papas.
Olivuccio di Ciccarello, Obras de Misericórdia, 1404, têmpera e ouro sobre madeira, Museus Vaticanos, Pinacoteca Vaticana © Musei Vaticani
Nestes quadros, estão representadas as Obras de Misericórdia. O tema iconográfico foi inspirado no Evangelho de Mateus, no qual Cristo ensina ao justo o caminho a percorrer para alcançar o Reino dos Céus. As Obras de Misericórdia são: dar de comer aos famintos; dar de beber aos que têm sede e acolher os peregrinos, que nesta cena estão juntas; vestir os nus; socorrer os enfermos; visitar os encarcerados; enterrar os mortos, esta última acrescentada no período medieval. Testemunho de fé e, portanto, documento histórico, mas também documento de teologia: nestas cenas, o necessitado é assimilado à figura de Cristo e representado com uma auréola dourada em volta da cabeça. O que foi feito aos pequeninos, será feito a Ele.
(Papa Francisco – Quarta-feira de Cinzas – 5 de março de 2014)
#abelezanosune
instagram: @vaticanmuseums @vaticannews @vaticannewspt
facebook: @vaticannews
aos cuidados de Paolo Ondarza