“Enquanto o mundo se encontra paralisado por causa da pandemia da Covid-19, recolocamos nossa confiança em Deus e fazemos a nossa parte para construir um mundo melhor. Somos uma família unida com Deus, com a humanidade, com a criação: cuidamos uns dos outros, pelas futuras gerações”, afirma padre Mendanha, exortando os batizados indianos a levar a sério um caminho de reflexão e de ação, seguindo os critérios indicados na Laudato si’
Cidade do Vaticano
“Como comunidade católica na Índia queremos refletir, rezar, discutir e agir por um amanhã mais justo e sustentável”: foi o que disse à agência missionária Fides o responsável pelo setor arquidiocesano para o ambiente de Mumbai (ex-Bombaim), na costa ocidental da Índia, padre Joseph Gonsalves, contando como a Igreja indiana celebra o 5º aniversário da Carta encíclica “Laudato si’” do Papa Francisco sobre o cuidado da lar comum, vivendo, de 16 a 24 de maio, a especial “Semana Laudato si’”.
Por um estilo de vida sustentável
O setor arquidiocesano para o ambiente preparou um breve opúsculo sugerindo várias atividades para grupos e famílias, mesmo no período de isolamento, imposto para conter a difusão do coronavírus. Aconselham-se comportamentos e iniciativas de sensibilização por um estilo de vida sustentável durante o ano inteiro, para pais, jovens, estudantes
Enquanto isso, o religioso Redentorista padre Ivan Mendanha realizou uma série de vídeos que refletem sobre o documento do Papa Francisco:
“Junto a uma reflexão diária sobre um diferente aspecto da tutela da Criação fornecemos também atividades que podem ser praticadas todos os dias, durante a semana de 16 a 24 de maio. Nós nos unimos para proteger a nossa lar comum”, disse padre Ivan.
Confiança em Deus e compromisso com o próximo
“Enquanto o mundo se encontra paralisado por causa da pandemia da Covid-19, recolocamos nossa confiança em Deus e fazemos a nossa parte para construir um mundo melhor. Somos uma família unida com Deus, com a humanidade, com a criação: cuidamos uns dos outros, pelas futuras gerações”, acrescentou padre Mendanha, exortando todos os batizados indianos a levar a sério um caminho de reflexão e de ação, seguindo os critérios indicados na Laudato si’.
Entre as várias comunidades religiosas engajadas na sensibilização, os Jesuítas indianos relançaram a importância da encíclica Laudato si’ para as escolas, recomendando toda uma série de recursos e ações.
Proteger e promover um ambiente sadio sobre a Terra
Os estudantes são encorajados a se unirem a “Tarumitra” (“Amigos das árvores”), grande organização estudantil na Índia, que tem como missão “proteger e promover um ambiente sadio sobre a Terra”.
O movimento estudantil foi concebido e lançado pelos Jesuítas da província de Patna, em 1998, e agora é um projeto da Conferência dos jesuítas do sul da Ásia. O movimento cobre uma rede de centenas de escolas superiores e de colégios em toda a Índia.
Por uma visão do mundo amiga da terra
Na Semana Laudato si’ todos os membros são convidados a difundir uma sensibilidade ecológica e promover uma espiritualidade e uma visão do mundo que sejam “amigas da terra” e não considerem a “lar comum” um ambiente a ser explorado.
(Fides)