Na Ucrânia, 2.800 escolas danificadas ou destruídas desde início da guerra

0

Segundo a agência da ONU, 4,6 milhões de crianças na Ucrânia enfrentarão dificuldades com a educação neste ano letivo, já que estão no quarto ano acadêmico em meio à guerra. Muitas escolas, especialmente em áreas de fronteira, permanecem fechadas devido às hostilidades ou à falta de abrigo adequado, obrigando quase um milhão de crianças a estudar on-line.

Vatican News

“Este ano, com a guerra em grande escala ainda em curso, mais de 340 instalações escolares na Ucrânia foram danificadas ou destruídas, interrompendo a aprendizagem das crianças e privando-as do seu direito à educação. Isso eleva o número total de escolas danificadas ou destruídas para 2.800 desde a escalada do conflito em fevereiro de 2022. Como esse número de incidentes é verificado apenas pela ONU, o número real provavelmente é maior”.

A chamar a atenção para essa emergência é o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). Segundo a agência da ONU, 4,6 milhões de crianças na Ucrânia enfrentarão dificuldades com a educação neste ano letivo, já que estão no quarto ano acadêmico em meio à guerra. Muitas escolas, especialmente em áreas de fronteira, permanecem fechadas devido às hostilidades ou à falta de abrigo adequado, obrigando quase um milhão de crianças a estudar on-line.

“As escolas devem ser locais protegidos onde as crianças possam aprender em segurança, mesmo durante a guerra. Em tempos de crise, a educação oferece às crianças uma tábua de salvação e uma sensação de normalidade”, disse Munir Mammadzade, representante do UNICEF na Ucrânia. “As escolas são locais de aprendizagem que também promovem o desenvolvimento integral das crianças por meio da socialização com colegas e professores, além de proporcionar acesso a outros serviços sociais”.

A resposta do Fundo das Nações Unidas para a Infância, em conjunto com o governo e parceiros locais, possibilitou que mais de meio milhão de crianças tivessem acesso à educação formal e não formal inclusiva, incluindo o ensino presencial seguro. O apoio contínuo ao setor educacional da Ucrânia, como um investimento inegociável nas crianças e no porvir do país, é o pedido que o UNICEF faz aos seus parceiros internacionais.”

Limpeza de vidros quebrados em escola em Kiev, após ataque russo com mísseis e drones, em 4 de julho de 2025. (REUTERS/Alina Smutko)

Limpeza de vidros quebrados em escola em Kiev, após ataque russo com mísseis e drones, em 4 de julho de 2025. (REUTERS/Alina Smutko)

Fonte

Escreva abaixo seu comentário.

Por favor escreva um comentário
Por favor insira o seu nome aqui