Natal Feliz para os catadores(as) de materiais recicláveis

0

Nos dias 22 e 23 de dezembro de 2022, às 08h00, aconteceu nas associações de catadores e catadoras de materiais recicláveis ASCARF e ASCANAVI a celebração por ocasião da chegada do Natal do Senhor.

Esta celebração acontece todo ano e se justifica devido ao acompanhamento da Igreja Católica de Governador Valadares-MG em parceria com a Caritas Diocesana, que auxilia as famílias que trabalham nestes espaços de reciclagem.

Neste ano de 2022, Dom Antônio Carlos Félix justificou sua ausência, visto que é de costume do Bispo Diocesano celebrar e visitar os trabalhadores e trabalhadoras da Ascarf e da Ascanavi. Porém, como gesto concreto enviou uma cesta viva para cada família cadastrada para que todas possam cear com dignidade neste Natal.

A celebração contou com a presença dos trabalhadores e trabalhadoras, além de agentes da Caritas, CEBs, Movimento da Boa Nova, Pastoral do Povo em Situação de Rua e a presença do Diác. Romério, que presidiu a celebração da Palavra de Deus.

São muitas as lutas desses trabalhadores, que além de conviver com o preconceito da sociedade por causa do trabalho com a reciclagem, enfrentam o descaso do setor público. E isto se percebe principalmente na ASCARF, onde falta uma cobertura do espaço onde trabalham, tendo que conviver com a chuva e o sol no trabalho com a reciclagem, visto que é deste serviço que eles tiram o dinheiro digno e honesto para o sustento de seus familiares.

Roguemos ao Senhor, que continua a nos visitar e se expor nas realidades mais frágeis da sociedade, que mesmo sendo o dono do ouro e da prata, não nasceu em meio ao luxo. Nasceu numa gruta, pois Maria, sua mãe, não encontrou um lugar digno para dar à luz o seu filho, Jesus. O que não é diferente hoje em dia: os pobres continuam a não receber nada. No máximo migalhas! Vale lembrar que existem muitas Marias neste Natal! E, enquanto houver tirania social, Jesus continuará a nascer e viver na miséria! Não é culpa de Deus, mas sim dos poderosos deste mundo, de pessoas egoístas que não pensam em seus semelhantes nem se sensibilizam com o sofrimento dos pobres.

Por fim, que possamos olhar para as pessoas com o olhar de Deus, que ama e que deseja, por meio de seu Filho Jesus, nascer em nossos corações! E que, ao acolher o menino Deus, possamos abraçar a vida em sua totalidade!

Feliz Natal e Próspero Ano Novo!

Diác. Romério de Souza da Silva

4D7AC3AF-6766-4717-8314-7ADA79D8F456

 

 

Fonte

Escreva abaixo seu comentário.

Por favor escreva um comentário
Por favor insira o seu nome aqui