Os “Cantores da Estrela” na Polônia (“Kolędnicy Misyjni”) são crianças e jovens missionários da Infância Missionária (IAM), que, durante o Natal (especialmente de 26 de dezembro a 6 de janeiro, Epifania), visitam casas cantando, encenando o Presépio e recolhendo doações para crianças em missões no mundo, como Madagascar ou Sudão. No ano passado, mais de 12.000 crianças na República Democrática do Congo receberam apoio das iniciativas dos Cantores da Estrela na Polônia.
Vatican News
Há mais de quarenta anos, durante a época natalina, dezenas de milhares de crianças, jovens e adultos em toda a Polônia participam dessa tradicional atividade missionária de Natal. Difundir o Evangelho, anunciar o nascimento de Jesus com cânticos e felicidade, é o cerne das iniciativas dos Cantores da Estrela, que incorporam o lema da Pontifícia Sociedade da Infância Missionária: “As crianças ajudam as crianças”.
Este ano, conforme anunciado em uma coletiva de imprensa em 18 de dezembro, os fundos arrecadados apoiarão projetos no Sri Lanka, um país onde moradia, educação e saúde são negadas à maioria das crianças.
A cada ano, a Direção Nacional das Pontifícias Obras Missionárias (PMS) na Polônia fornece um folheto informativo sobre o país selecionado e o projeto anual; textos para a animação da Missa de Envio dos Cantores da Estrela; um roteiro de catequese com atividades para crianças; um cartaz da campanha; Imagens, vídeos e fotos da campanha e da situação das crianças no país escolhido.
“A campanha ‘Cantores Missionários de Natal’ apoia crianças e jovens que vivem em territórios de missão, mas também contribui para o desenvolvimento e a formação de todos os participantes”, diz um comunicado da PMS polonesa enviado à Agência Fides. “Ao participar, os jovens Cantores Estrelas aprendem sobre países distantes e culturas diferentes, geografia, línguas estrangeiras, abertura e sensibilidade para com os outros, e fortalecem sua autoconfiança e confiança nos outros. Eles desenvolvem seus talentos artísticos e de atuação.”
A coletiva de imprensa, durante a qual, como todos os anos, os jovens compartilharam testemunhos sobre sua experiência, foi seguida, em 19 de dezembro, pela visita dos Pequenos Cantores ao arcebispo de Varsóvia, Adrian Galbas. Imediatamente após os alegres cânticos natalinos e a recitação missionária, teve início o encontro de Natal do Presidium da Conferência Episcopal e de todos os funcionários do Secretariado da Conferência Episcopal Polonesa.
Além disso, no sábado, dia 20, um terceiro grupo de crianças e jovens representou a Pontifícia Sociedade da Sagrada Infância e o grupo Cantores da Estrela no encontro de Natal do Sri Lanka em Varsóvia. os cingaleses residentes na Polônia participaram de uma Celebração Eucarística no rito e idioma cingalês. Entre os presentes estava o embaixador do Sri Lanka na Polônia, T. P. Dharmasen.
A iniciativa recebeu ampla cobertura da mídia: no domingo, 21 de dezembro, uma delegação do grupo Cantores da Estrela também participou do programa de televisão “Między Ziemią a Niebem” (Entre a Terra e o Céu), transmitido pelo primeiro canal da TVP1, o primeiro canal da televisão pública polonesa.
A Irmã Monika Juszka, secretária Nacional da Pontifícia Obras da Infância Missionária na Polônia, conclui expressando seus “sinceros agradecimentos a todos os envolvidos na organização da campanha Cantores Estrelas e a todos os benfeitores. Por trás de todo o árduo trabalho de canto e das doações arrecadadas, vejo os rostos de crianças de muitas partes do mundo que, graças a vocês, têm a oportunidade de aprender a ler e escrever e não morrem de malária, dengue ou outras doenças infecciosas. Obrigada pela presença de vocês, pela ajuda, por não se isolarem, mas demonstrarem, ao contrário, sua genuína proximidade, como colaboradores do Santo Padre, juntamente com Ele e as Pontifícias Obras Missionárias, aos nossos irmãos e irmãs em todos os cantos do mundo.”
*Agência Fides

