Na manhã de sábado, 4 de outubro, o Papa Leão XIV abrirá o Jubileu com a audiência programada para as 10h, seguida de uma peregrinação à Porta Santa da Basílica de São Pedro. Na parte da tarde, a Pontifícia Universidade Urbaniana, berço histórico da formação do clero missionário e dos estudantes das novas Igrejas particulares, acolherá um Encontro Missionário Internacional na sua Aula Magna, das 17h às 18h45.
Vatican News com Agência Fides
Nos dias 4 e 5 de outubro, Roma acolhe missionários de todo o mundo para a celebração de deu Jubileu. “Missionários da esperança entre os povos” foi como o Papa Francisco os definiu no tema do Dia Mundial das Missões deste ano. Este evento de dois dias, há muito preparado em várias dioceses do mundo, é dedicado a eles, aos missionários e missionáeias, “pessoas da primavera, com um olhar sempre cheio de esperança para partilhar com todos”, como diz a oração do seu Jubileu.
Na manhã de sábado, 4 de outubro, o Papa Leão XIV abrirá o Jubileu com a audiência programada para as 10h, seguida de uma peregrinação à Porta Santa da Basílica de São Pedro. Na parte da tarde, a Pontifícia Universidade Urbaniana, berço histórico da formação do clero missionário e dos estudantes das novas Igrejas particulares, acolherá um Encontro Missionário Internacional na sua Aula Magna, das 17h às 18h45.
O início do encontro será precedido, às 16h30, por um momento de acolhida animado com cantos e danças, aos cuidados das religiosas do Colégio missionário internacional Mater Ecclesiae e pelos seminaristas do Colégio Urbaniano.
“A Missio ad gentes hoje. Uma reflexão” será o tema da palestra do cardeal Luis Antonio Gokim Tagle, pró-prefeito do Dicastério para a Evangelização – Seção para a Primeira Evangelização e as Novas Igrejas Particulares e grão-chanceler da Pontifícia Universidade Urbaniana, que abrirá oficialmente o encontro.
Depois do purpurado filipino, tomará a palavra o cardeal Giorgio Marengo, missionário da Consolata e prefeito apostólico de Ulaanbaatar, Mongólia, que falará sobre o tema “Sussurrar o Evangelho para além de toda fronteira e barreira”, refletindo assim sobre um tema quelhe é muito caro, ou seja, o anúncio do Evangelho como um “sussurro” nas terras onde exerce seu ministério.
Após um breve intervalo musical, o público presente na Aula Magna da Pontifícia Universidade Urbaniana ouvirá o impactante testemunho da Irmã Suzanne Djebba, vigária geral das Missionárias da Imaculada (PIME), sobre o tema “felicidade e Esperança na Missão entre os Povos. Uma Partilha”.
O Pe. Giulio Albanese, missionário comboniano, jornalista e diretor do Departamento para as Comunicações Sociais e do Departamento para a Cooperação Missionária do Vicariato de Roma, fará o discurso de encerramento sobre “Os Desafios da Missão Hoje”.
O Pe. Anh Nhue Nguyen OFMConv, secretário-geral da da Pontifícia União Missionária, que moderará o encontro, deixará espaço para perguntas e um debate com a Assembleia no final dos discursos. O encontro poderá ser acompanhado on-line pela plataforma Zoom, que também oferecerá tradução simultânea para inglês, francês e espanhol.
Para as Direções Nacionais das Pontifícias Obras Missionárias, que participarão do Jubileu com numerosas delegações no sábado, 4 de abril, após a conclusão do Encontro Internacional, estão programadas Missas/vigílias de oração missionária entre 19h15 e 20h45. As Celebrações Eucarísticas serão divididas por grupos linguísticos e realizadas em diversas igrejas próximas à Basílica de São Pedro.
Todas as comunidades religiosas missionárias presentes em diferentes dioceses, comunidades e paróquias ao redor do mundo são convidadas a se unir espiritualmente a essas vigílias de oração pelas missões, em comunhão com os grupos presentes em Roma, para celebrar o Jubileu do Ano Missionário Mundial globalmente.
A programação oficial continuará no sábado, 4 de outubro, às 21h, com a recitação do Terço missionário internacional na Praça de São Pedro. No dia seguinte, a Santa Missa, presidida pelo Santo Padre Leão XIV, está marcada para as 10h30.
Na tarde de domingo, 5 de outubro, entre 14h30 e 19h, a Festa Popular “Migrantes e Missionários da Esperança entre os Povos”, organizada pelo Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral em colaboração com o Dicastério para a Evangelização, nos jardins do Castelo de Santo Ângelo, encerrará o Jubileu do mundo missionário.