Nossa Senhora Aparecida – culto e devoção

0

Que felicidade sentem as pessoas que, depois de horas de viagem, se aproximam de Aparecida e de seu Santuário. Aparecida é não somente uma festa para a alma, mas também para os olhos, ouvidos e coração.

Padre Inácio Medeiros – Vatican News

A devoção e o culto a Nossa Senhora Aparecida não pararam de crescer, espalhando-se por todas as regiões do país. Fatos extraordinários foram sucedendo-se como o que ocorreu na cidade paulista de Salto Grande quando um caçador foi salvo milagrosamente de sua presa graças à invocação de Nossa Senhora Aparecida. Fatos como este e as milhares de graças que todos os anos são registradas na “Sala das Promessas” do Santuário Nacional, só fazem por aumentar mais e mais a fé do povo brasileiro e sua devoção para com Nossa Senhora.

Os milagres nos são apresentados pelos evangelhos como sinais da predileção de Deus pelo seu povo, através de Cristo Jesus. E quem recebe os milagres são as pessoas que de fato confiam somente n’Ele. A criança que foi salva das águas impetuosas do rio pela invocação de Nossa Senhora comprova esta predileção. Milagres geram também a conversão como do cavaleiro descrente que queria ingressar igreja a dentro com seu cavalo.

O evangelho nos mostra que a primeira condição para que o milagre aconteça é a fé inabalável em Deus como a fé daquela senhora e de sua filha que, vindas de Jaboticabal, no distante interior de São Paulo, caminharam em penitência para que Deus devolvesse a visão da menina.

Na região do Vale do Paraíba existiam muitas fazendas de café. Pessoas escravizadas não se conformavam com a escravidão, e revoltando-se com a situação tentavam a fuga. Um servo de nome Zacarias que havia fugido de uma fazenda na região de Curitiba insistiu para que pudesse passar diante da santa e rezar. Ali as correntes que o prendiam milagrosamente partiram-se e caíram ao chão.

Santuários e Romarias

Os santuários são um lugar privilegiado onde acontece a integração da fé do povo com a história. Ao redor de Aparecida, de seu santuário e da imagem de Nossa Senhora foram acumulando-se centenas de anos de uma história corajosa e sofrida. Com a valorização desta história e com a promoção de cada pessoa é possível que cada cristão passe de evangelizado a evangelizador.

A religião verdadeira tem a capacidade de congregar multidões. Prova disso são os mais de 10 milhões de pessoas que anualmente visitam Aparecida e, especialmente por ocasião de sua festa sintetiza todo o colorido da vida, da cultura e do jeito de ser das diversas regiões brasileiras.

No som, na música, nas cores e em tantas outras formas de expressão, o povo brasileiro exterioriza sua fé celebrada de forma comunitária e fraterna.

Que felicidade sentem as pessoas que, depois de horas de viagem, se aproximam de Aparecida e de seu Santuário. Aparecida é não somente uma festa para a alma, mas também para os olhos, ouvidos e coração.

Graças a Nossa Senhora Aparecida, quantos fatos de destaque entram para a história religiosa do povo brasileiro como a coroação de sua imagem no dia 08 de setembro de 1904, a celebração dos 250 anos do encontro da imagem no Rio Paraíba, em 1967, quando o papa Paulo VI concedeu uma grande honraria em deferência à Rainha do Povo Brasileiro, vindo de Roma a primeira Rosa de Ouro doada ao santuário à imagem de Aparecida e ainda a celebração dos 300 anos de seu encontro nas águas do Rio Paraíba do Sul.

Texto baseado nos livros:

01. Cronologia da Imagem e do Santuário

02. A Senhora da Conceição Aparecida – História da Imagem, da capela e das Romarias

Pe. João J. Brustoloni, CSsR

 

Fonte

Escreva abaixo seu comentário.

Por favor escreva um comentário
Por favor insira o seu nome aqui