NOTA DE ESCLARECIMENTO E DE AGRADECIMENTO

0

No dia 23/06/2020, às 13h39, foi publicada no Site da Prefeitura Municipal de Valadares a notícia da acolhida de 10 crianças e adolescentes da Cidade dos Meninos, informando que a partir desta semana será o Município o responsável por cuidar e garantir que tenham seus direitos resguardados, proteção, apoio, afeto e uma vida digna e saudável numa nova lar Lar.

A notícia fala do encerramento do serviço de acolhimento de menores pela instituição católica, conhecida como Cidade dos Meninos. Esclareço que, de fato, a instituição Cidade dos Meninos não irá mais acolher menores, mas continuará existindo e, em parceria com a ADQF, passará a tratar da acolhida, recuperação e reinserção social de toxicodependentes, dando também apoio aos familiares.

A notícia fala que a Cúria Diocesana passa a ser responsável pela Cidade dos Meninos e definirá o serviço a ser prestado na instituição. Venho esclarecer que a Cidade dos Meninos é uma instituição autônoma, com CNPJ próprio, que têm associados e uma diretoria, da qual o Bispo não faz parte. Portanto, ela não pertence à Diocese de Governador Valadares; e o Bispo diocesano não responde por ela nem a representa. A relação do Bispo de Valadares com a Cidade dos Meninos é a mesma que ele tem com as demais instituições católicas.

Por fim, quero registrar aqui a minha imensa gratidão e admiração às Irmãs da Imaculada Conceição de Castre, mais conhecidas como “Irmãs Azuis”, pela sua presença profética e pelos valiosos trabalhos realizados durante 68 anos de acolhimento de milhares de crianças e adolescentes na Cidade dos Meninos. De modo especial, quero agradecer a Irmã Júlia, que dedicou boa parte de sua vida religiosa a esta instituição. Que Deus as abençoe e lhes dê a recompensa que merecem! Faço votos de que permaneçam entre nós ainda por muito tempo, enriquecendo a nossa Diocese com o seu carisma e com a sua dedicação.

Governador Valadares, 24 de junho de 2020.

Dom Antônio Carlos Félix
Bispo Diocesano

Fonte

Escreva abaixo seu comentário.

Por favor escreva um comentário
Por favor insira o seu nome aqui