De 16 a 24 de janeiro, Dom Waldemar Stanislaw Sommertag estará de visita à Diocese de Mindelo com destaque para as ilhas de Santo Antão e São Vicente e com um vasto programa a ser cumprido entre celebrações, visitas e encontros com religiosos e religiosas que trabalham nas duas ilhas. No sábado 17, antes de partir para a ilha de Santo Antão, o embaixador do Estado do Vaticano foi entrevistado pela Rádio Maria e pela Pastoral da Comunicação Diocesana, na Residência Episcopal, ilha de São Vicente.
Rádio Nova de Maria, para o Vatican News
Antes de tudo o Núncio Apostólico falou do objectivo desta terceira visita a Cabo Verde e concretamente à Diocese de Mindelo. Dom Sommertag falou ainda da religiosidade popular depois de ter participado nas festas de Santo Amaro Abade, no dia 15 de janeiro na ilha de Santiago, do contexto religioso, político-social e ainda do balanço da implementação do Acordo Jurídico entre o Estado do Vaticano e o Estado de Cabo Verde que completa meio século.
Em seguida, o prelado falou da grande celebração dos 500 anos da Diocese de Santiago e 30 da Diocese de Mindelo, a acontecer em 2033, numa altura em que a Europa e a América já receberam o anúncio. A África e a Ásia esperam a apresentação do programa. O Núncio Apostólico falou do jubileu que marcou a história da Igreja nos últimos tempos. Como Bispo e representante do Papa, falou também da relação diplomática, da pessoa do Papa Leão XIV e das mensagens.
E, por fim, o ponto da situação do processo de canonização de Manuel de Los Rios, também conhecido por “servo Manuel” que pode ser o primeiro santo para Cabo Verde partilhado com a Argentina. A espectativa de um novo Bispo para a Diocese de Santiago, uma vez que Dom Arlindo Furtado ao completar 75 anos e conforme o Código de Direito Canónico apresentou em abril de 2005 o seu pedido de renúncia ao Papa Francisco. O Núncio Apostólico aproveitou para tecer alguma considerações sobre a pessoa do Bispo e Cardeal Dom Arlindo Furtado.
Dom Waldemar Sommertag foi à ilha de Santo Antão e acolhido no dia 17, no Porto Novo e no domingo 18, presidiu a uma Missa na Igreja Paroquial de Nossa Senhora do Rosário, visitou as paróquias de Nossa Senhora do Livramento, Santo Crucifixo e foi ainda ao Vale Ribeira da Torre entre outros lugares de interesse.
No dia 19, visitou as duas paróquias de Santo Antão Sul: São João Baptista e São João Paulo II.
De regresso à ilha de São Vicente, o Núncio Apostólico continua a sua visita e presidiu no dia 20 a uma Eucaristia no Seminário Cristo Bom Pastor. Na paróquia de Santo António visitou alguns bairros, a Obra da Caritas “Fratelli Tutti”. Visitou também o Lar de Santa Clara, a Escola Padre Usera, os Irmãos Capuchinhos, na Pedreira de Fonte Francês. Fez uma volta à Ilha (Salamansa, Calhau – (Fazenda do Camarão), para in loco ver os estragos da Tempestade ERI que assolou a ilha em agosto de 2024.
No dia 22, a missa em honra de São Vicente será presidida pelo Núncio Apostólico, dia em que a paróquia do mesmo nome celebra os seus 20 anos da sua criação.
Na sexta feira, 23, Dom Waldemar tem ainda na Agenda algumas visitas à Escola Salesiana, a outras instituições e às 18 horas celebra na Pró-Catedral de Nossa Senhora da Luz seguida de jantar e “serão musical”.
Na manhã do dia 24, sábado, o Embaixador da Santa Sé regressa à ilha de Santiago e de lá segue para Dakar-Senegal, sede da Embaixada.
Nesta visita, o representante do Papa faz-se acompanhar pelo seu secretário, o padre brasileiro Anderson Faenello.
Dom Waldemar Stanislaw Sommertag é Núncio Apostólico na Mauritânia, Senegal, Guiné-Bissau e Cabo Verde, tendo sido nomeado em setembro de 2022.


