O encontro entre Leão XIV e Bernardo Arévalo de León ocorreu nesta manhã, 11 de outubro, no Vaticano. Em seguida, o chefe de Estado teve uma conversa na Secretaria de Estado. Entre os temas discutidos: a luta contra a pobreza, a corrupção e os conflitos em curso.
Vatican News
Nesta manhã de 11 de outubro, o Papa Leão recebeu em audiência no Palácio Apostólico Vaticano o presidente da República da Guatemala, Bernardo Arévalo de León, que, imediatamente depois, se encontrou com o cardeal secretário de Estado, Pietro Parolin, e com dom Paul Richard Gallagher, secretário para as Relações com os Estados e as Organizações Internacionais.
Durante as cordiais conversas – informa um comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé –, foi feita uma avaliação das “boas relações entre a Guatemala e a Santa Sé” e foi expressa a intenção de reforçá-las ainda mais. No centro da conversa também estiveram a situação socioeconômica, a luta contra a pobreza, a corrupção, o narcotráfico e a delinquência, bem como a colaboração com a Igreja local em favor da coesão social e do bem do país. Por fim, discutiram-se algumas questões de caráter sociopolítico regional e internacional, com especial atenção às migrações e aos conflitos em curso.
Os presentes
Na habitual troca de presentes, o Papa ofereceu ao presidente da Guatemala uma placa de bronze de Nossa Senhora Mater Eccelsiae, a mensagem para o Dia Mundial da Paz e o livro fotográfico “O apartamento pontifício das audiências”. O chefe de Estado ofereceu uma miniatura que reproduz a procissão de “Jesús Nazareno de los Milagros”, venerada no Templo de São José, na Cidade da Guatemala; um rosário em jade lilás guatemalteca e um livro intitulado “Kakaw: origem, cultura e metamorfose do cacau na Guatemala”, acompanhado por um vaso tradicional de barro.