Os 60 anos da visita de Paulo VI às catacumbas em Roma

0

Uma exposição fotográfica e documental e um evento comemorativo para recordar a histórica visita do Papa Montini às estruturas subterrâneas de São Calisto e Santa Domitila. A iniciativa, promovida pela Pontifícia Comissão de Arqueologia Sagrada, será realizada em 12 de setembro.

Paolo Ondarza – Vatican News

“Viemos beber nas fontes, viemos para honrar estes humildes túmulos gloriosos e receber deles admoestação e conforto”. Com essas palavras, proferidas há 60 anos na basílica subterrânea dos Santos Nereu e Aquileu, Paulo VI selou a histórica visita às Catacumbas de Domitila. Era 12 de setembro de 1965, véspera da fase conclusiva do Concílio Vaticano II. Para a ocasião, a Pontifícia Comissão de Arqueologia Sacra promove um duplo evento a partir das 18h da hora local do próximo 12 de setembro.



Paulo VI em visita às Catacumbas

A mostra 

A exposição fotográfica e documental será intitulada “1965-2025. Beber das fontes. São Paulo VI, peregrino nas catacumbas”. A inauguração, na Tricora Ocidental do Comprensório de São Calisto, na Via Appia Antica, em Roma, vai contar com a presença do cardeal Matteo Maria Zuppi, presidente da Conferência Episcopal Italiana. A exposição, aberta até 16 de novembro, reconstitui ao visitante a atmosfera daquele dia histórico, através de fotos da época, documentos de arquivo e artefatos raros. O evento foi realizado graças à colaboração dos arquivos do Dicastério para a Comunicação da Santa Sé, do Instituto Paulo VI de Brescia, da comunidade dos Salesianos de Dom Bosco e da comunidade dos Missionários do Verbo Divino, guardiões das catacumbas de São Calisto e Domitila.

Catacumba de Domitila, basílica parcialmente subterrânea dos Santos Nereu e Aquileu (© Arquivo Fotográfico PCAS)

Catacumba de Domitila, basílica parcialmente subterrânea dos Santos Nereu e Aquileu (© Arquivo Fotográfico PCAS)

A celebração

Em seguida, na basílica parcialmente subterrânea dos Santos Nereu e Aquileu, na Catacumba de Domitila, será comemorada a histórica celebração de São Paulo VI, presidida pelo cardeal Zuppi, com intervenções musicais executadas pelo coro Vocalia Consort.

Fonte

Escreva abaixo seu comentário.

Por favor escreva um comentário
Por favor insira o seu nome aqui