Desejar Feliz Ano Novo é crer na utopia do Reino e saber que Deus está no comando da nossa vida, apesar dos problemas e dificuldades.
Padre Edvino Sicuro
Tanto a vida humana como a natureza, têm um ciclo de nascimento, crescimento, produtividade e morte. Somos criaturas de Deus e dotados de inteligência para sermos felizes na lar comum que habitamos.
Desde a remota antiguidade o homem procurou marcar o tempo e surgiram ao longo da história vários calendários para indicar as épocas dos acontecimentos, os anos dos reinados e o ciclo da vida. Não é diferente hoje. Temos ainda vários povos com calendarização diferente da ocidental onde Cristo é o centro e tudo decorre antes ou depois d’Ele. (A.C – D.C). Mas o relevante é saber localizar-se no tempo. É uma dimensão essencial do ser humano. Não conseguimos viver de maneira aérea. Precisamos marcar os dias, horas, minutos, meses, anos… Tempo e espaço fazem parte do nosso existir.
Ao findarmos esse ano fazemos uma retrospectiva e vemos que superamos muitos obstáculos, estamos vivos depois de uma pandemia, mas assistimos horrorizados, as guerras que continuam acontecendo entre povos e nações. Um fenômeno que julgávamos superado pelo avanço da tecnologia, do conhecimento e da ciência. Mas, infelizmente, nossa humanidade ainda está marcada pelo egoísmo, ganância e desrespeito pela vida, sobretudo em relação ao quinto mandamento: Não matarás!
Vamos dar as boas vindas ao novo ano na esperança de dias melhores, onde se realize o que anunciou o Profeta Isaias: Lobo ao lado do cordeiro; leão comendo junto do boi… (65,25). Naturalmente que ele não ser referia apenas aos animais, mas aos lobos de todos os tempos que tentam devorar seus semelhantes, como também afirmou o Filósofo Plauto e depois Thomas Hobbes “O homem é lobo do próprio homem (Homo, hominis lúpus)” Que também os leões da maldade e da corrupção não se imponham e massacrem os pobres e humildes por pensarem ser auto-suficientes.
Desejar Feliz Ano Novo é crer na utopia do Reino e saber que Deus está no comando da nossa vida, apesar dos problemas e dificuldades. Como cristãos devemos desejar-nos uns aos outros Feliz Ano Novo porque estamos comprometidos na missão de anunciar o reino da justiça e da paz. Com essa confiança na Graça de Deus sigamos acreditando na vida e promovendo a fraternidade. Que 2023 seja um novo tempo de harmonia e paz.