Papa celebra missa na Paróquia de Santa Ana, no Vaticano, neste domingo

0

A Sala de Imprensa da Santa Sé informou que o Pontífice irá se deslocar à antiga igreja situada no interior do Estado da Cidade do Vaticano para celebrar o XXV Domingo do Tempo Comum. O local de culto, datado do século XVI, está desde 1929 sob a tutela pastoral da Ordem de Santo Agostinho.

Tiziana Campisi – Vatican News

Leão XIV irá presidir missa na Paróquia de Santa Ana, no Vaticano, neste domingo, 21 de setembro, às 10h do horário local, 5h no horário de Brasília, com transmissão ao vivo do Vatican News e comentários em português. A informação foi divulgada pela Sala de Imprensa da Santa Sé. Como cardeal, Prevost celebrou a liturgia eucarística no ano passado, em 26 de julho, por ocasião da memória litúrgica dos santos Joaquim e Ana.



A celebração presidida em 26 de julho de 2024 pelo então cardeal Prevost   (Lorena Leonard)

Antiga sede da Confraria dos Palafrenieri

A antiga igreja, cuja construção remonta ao século XVI, era a sede da Confraria dos Palafrenieri Pontifícios, responsáveis pelas cavalariças pontifícias, que tinham como padroeira Santa Ana. No dia seguinte aos Pactos Lateranenses, em 30 de maio de 1929, Pio XI, com a Constituição Apostólica Ex Lateranensi pacto, instituiu-a como paróquia e confiou a pastoral aos religiosos da Ordem de Santo Agostinho. O primeiro pároco, Agostino Ruelli, foi nomeado em 7 de agosto do mesmo ano. O atual pároco é o agostiniano Pe. Mario Millardi.

No dia em que a paróquia completa 90 anos, o Papa Francisco enviou ao pároco uma mensagem especial de felicitações. Idealizada por Pio XI, hoje Santa Ana no Vaticano é uma igreja “universal”.

Os Papas em Santa Ana no Vaticano

A Paróquia de Santa Ana recebeu a visita de Pio XI que quis estar presente na inauguração do órgão em 7 de fevereiro de 1931; João XXIII a visitou em 20 de janeiro de 1961; Paulo VI, que em 29 de maio de 1970, às 8 da manhã, quis comemorar o aniversário de 50 anos do seu sacerdócio; João Paulo II a definiu como “minha paróquia” na homilia proferida em 10 de dezembro de 1978; Bento XVI presidiu uma celebração em 5 de fevereiro de 2006 e Francisco a escolheu para sua primeira missa pública em 17 de março de 2013.

Fonte

Escreva abaixo seu comentário.

Por favor escreva um comentário
Por favor insira o seu nome aqui