Papa cria Diocese de Jaú e nomeia dom Francisco seu primeiro bispo

0

Com a nova diocese, o número de circunscrições eclesiásticas no Brasil chega a 280, sendo 220 dioceses.

Vatican News

O Santo Padre instituiu a Diocese de Jaú (SP), com território desmembrado da Diocese de São Carlos, tornando-a sufragânea da Arquidiocese Metropolitana de Campinas.

Como primeiro Bispo da Diocese de Jaú, o Papa nomeou dom Francisco Carlos da Silva, transferindo-o da Diocese de Lins.

Curriculum vitae

 

Dom Francisco Carlos da Silva nasceu em 30 de setembro de 1955 em Tabatinga, Diocese de São Carlos, no Estado de São Paulo. Concluiu os estudos de Filosofia no Seminário diocesano de São Carlos e os de Teologia na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (SP).

Recebeu a ordenação sacerdotal em 11 de dezembro de 1982 e foi incardinado na Diocese de São Carlos.

Exerceu os seguintes cargos: vigário paroquial em Itápolis-SP; administrador paroquial e depois pároco em Itaju-SP; pároco de São Sebastião em Borborema-SP; responsável da Pastoral Juvenil; coordenador de Pastoral da Região Pastoral IV; coordenador diocesano de Pastoral; vigário geral; vigário episcopal para a Região Pastoral IV; membro do Conselho Presbiteral e do Colégio de Consultores; cônego da Catedral e presidente do Capítulo Diocesano; administrador diocesano; diretor do Arquivo Diocesano e membro da Comissão do Patrimônio Cultural da Diocese.

Em 19 de setembro de 2007 foi nomeado Bispo de Ituiutaba e recebeu a ordenação episcopal no dia 22 de novembro seguinte. Em 30 de setembro de 2015 foi transferido para a Diocese de Lins.

A nova diocese

 

Formam o território da nova Diocese de Jaú os seguintes municípios: Jaú-SP, Bariri-SP, Barra Bonita-SP, Bocaina-SP, Borborema-SP, Brotas-SP, Dois Córregos-SP, Ibitinga-SP, Itaju-SP, Itápolis-SP, Itapuí-SP, Mineiros do Tietê-SP, Nova Europa-SP, Tabatinga-SP, Torrinha-SP.

Fonte

Escreva abaixo seu comentário.

Por favor escreva um comentário
Por favor insira o seu nome aqui