A partir do próximo dia 17 de novembro, a Conferência Episcopal Italiana (CEI) se reunirá na cidade de São Francisco. O evento será inaugurado pelo seu presidente, cardeal Matteo Zuppi. O programa prevê: diretrizes pastorais, para o próximo quadriênio, orações pelas vítimas de abuso e a aprovação de documentos sobre o ensino da religião católica nas escolas.
Vatican News
O Papa Leão XIV encerrará a 81ª Assembleia Geral da Conferência Episcopal Italiana (CEI), que se realizará na Domus Pacis (Santa Maria dos Anjos), em Assis, de 17 a 20 de novembro próximos. O encontro do Papa com os Bispos italianos terá lugar na manhã de quinta-feira, 20, na Basílica de Santa Maria dos Anjos.
Perspectivas pastorais
A Assembleia, que terá início na tarde de segunda-feira, 17, com uma introdução do Cardeal Matteo Zuppi, Arcebispo de Bolonha e Presidente da Conferência Episcopal Italiana (CEI), se debruçará sobre as diretrizes e as decisões, na conclusão do Caminho Sinodal das Igrejas na Itália. Após a aprovação do Documento final da Terceira Assembleia Sinodal, a Assembleia Geral é chamada a debater as prioridades, resoluções e anotações com base no texto aprovado. A partir do resultado das questões serão delineadas as perspectivas pastorais para os próximos anos, que serão debatidas na próxima Assembleia Geral de maio de 2026.
Religião católica nas escolas
Terça-feira, 18, após as boas-vindas de Mons. Thibault Verny, presidente da Pontifícia Comissão para a Tutela dos Menores, os trabalhos prosseguirão em Grupos de Estudo. Na agenda contempla também a aprovação do documento “Ensino da religião católica: laboratório de cultura e colóquio” como também a apresentação dos documentos “Educar para a Paz”.
Oração pelas vítimas dos abusos
Durante os trabalhos estão previstos dois momentos particularmente significativos: a celebração das Vésperas e a Oração pelas vítimas e sobreviventes de abusos, presidida por Dom Ivan Maffeis, arcebispo de Perugia-Città de Pieve, bispo Delegado para o Serviço regional para a tutela dos menores e pessoas vulneráveisda Conferência Episcopal da Úmbria. O evento se realizará na noite de terça-feira, 18, na Basílica de Santa Maria dos Anjos. A celebração das Vésperas e a Oração pela paz terão lugar na noite de quarta-feira, 19, na Basílica Inferior de Assis. A oração será presidida pelo Cardeal Matteo Zuppi, que, a seguir, encontrará os jornalistas na Domus Pacis de Santa Maria dos Anjos.

