Francisco quis cumprimentar Sosamma Antony, avó do monsenhor George Jacob Koovakad, por meio de uma chamada de vídeo. Através dele, nos últimos meses, o Papa se atualizava sobre as condições de saúde da sua avó. Na Mongólia, então, expressou o desejo de falar com ela. Foram 4 minutos no computador, em inglês e também malaiala, entre piadas, saudações e bênçãos.
Salvatore Cernuzio – Vatican News
O Papa havia perguntado sobre a avó de monsenhor George Jacob Koovakad com assiduidade nos últimos meses para saber sobre a saúde dela, sobretudo depois que ela contraiu a Covid-19 em 2022. Francisco, então, quis ingressar em contato pessoalmente com Sosamma Antony, de 95 anos, a avó do monsenhor George Jacob Koovakad, o indiano que tem organizado as viagens papais desde 2021.
A chamada de vídeo aconteceu ainda em 2 de setembro, por computador: foram menos de 4 minutos de contato feito em inglês e malaiala, a língua mais falada em Kerala, em meio a piadas, bênçãos e promessas de orações recíprocas.
O vídeo gravado com a conversa circulou nos últimos dias por vários sites locais, incluindo o The Times of India. Nas imagens, pode-se ver o Pe. Thomas Kallukalam, prior de uma comunidade da Igreja Siro-Malabar, atendendo à chamada. O Papa, então, pede a ele que passe a senhora Sosamma, ou seja, a avó de monsenhor George, o homem que Francisco – apresentando-o aos jornalistas no voo para Budapeste em setembro de 2021 – descreveu carinhosamente como “um ditador com sorriso”, aludindo à sua eficiência, mas também ao seu bom caráter.
Orações e bênçãos
Foi o próprio monsenhor Koovakad quem fez de tradutor entre o Papa e a sua avó durante o breve intercâmbio virtual. Foi ele quem falou com o Pontífice sobre ela durante a viagem de julho de 2022 ao Canadá, explicando que voltaria para lar na Índia imediatamente após a viagem para visitá-la. Sosamma havia de fato contraído a Covid, o que, para uma mulher daquela idade, poderia representar um sério risco. O Papa, que é conhecido por ser sensível à situação dos idosos e respeitoso com os avós, a partir daquele momento sempre perguntou ao monsenhor sobre a saúde da mulher, até que, em sua última viagem à Mongólia, disse que queria falar diretamente com ela.
Assim, em 2 de setembro, enquanto o Pontífice ainda estava em Ulaanbaatar, às 12h45, no distrito de Changanassery Kottayam, em Kerala, a ligação chegou pelo computador de Pe. Kallukalam. No gesto automático de deslizar o dedo para cima, apareceu o rosto do Papa, saudado por todos os outros parentes que, tendo sido alertados, haviam se reunido na lar da idosa. Francisco – como pode se ver no vídeo – cumprimentou Sosamma acenando com a mão: “Greetings…. Thank you!”
Em seguida, perguntou se ela estava bem e também a elogiou pela educação do seu neto. A idosa de 95 anos, que mal se mexia, retribuiu acenando com a mão, sorrindo e sussurrando através do filho de garantir as suas orações. O que o Papa disse serem absolutamente necessárias.