Papa Francisco recebe o metropolita Antonij do Patriarcado de Moscou

0

O representante ortodoxo veio ao Vaticano pela primeira vez, após sua nomeação em junho passado como sucessor do metropolita Hilarion.

Silvonei José – Vatican News

O encontro faz parte dos contatos ecumênicos entre o Papa e o Patriarcado de Moscou, e segue o colóquio a longa distância entre Francisco e o Patriarca Ortodoxo de Moscou Kirill, em 16 de março último. A iniciar as audiências da manhã desta sexta-feira, no Vaticano, foi o metropolita Antonij de Volokolamsk, que substituiu o metropolita Hilarion como presidente do Departamento de Assuntos Exteriores do Patriarcado de Moscou em junho passado.

Foi precisamente Hilarion que se sentou ao lado de Kirill durante a videoconferência em março, quando o Papa expressou ao Patriarca de toda a Rússia sua convicção de que, em relação ao drama da guerra na Ucrânia, o dever dos cristãos e seus pastores é “fazer tudo” no “esforço para ajudar a paz, para ajudar aqueles que sofrem” e para deter o fogo porque “quem paga a conta da guerra é o povo”.

Mais tarde, em 25 de abril, Francisco havia enviado ao Patriarca Kirill uma carta de felicitações por ocasião da Páscoa das Igrejas Católica e Ortodoxa que seguem o calendário juliano. “Que o Espírito Santo”, escreveu o Papa em uma passagem da carta, “transforme nossos corações e nos torne verdadeiros pacificadores, especialmente para a Ucrânia devastada pela guerra”, enquanto “sentimos todo o peso do sofrimento de nossa família humana, esmagada pela violência, pela guerra e por tantas injustiças”.

Fonte

Escreva abaixo seu comentário.

Por favor escreva um comentário
Por favor insira o seu nome aqui