Isso foi estabelecido por um quirógrafo de Leão XIV publicado nesta sexta-feira (13/02) em referência ao órgão instituído em 2024 para organizar e coordenar as chamadas “JMC”. Agora, toda a competência passa para o Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, para onde o Pontífice já havia transferido o comitê em agosto de 2025. Revogados o quirógrafo instituidor e o estatuto, bem como os atos e regulamentos adotados até agora.
Salvatore Cernuzio – Vatican News
Depois de o ter colocado em agosto de 2025 no Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, modificando assim a sua própria natureza de organismo diretamente subordinado do Pontífice, Leão XIV, com um quirógrafo publicado nesta sexta-feira, 13 de fevereiro, suprime o Comitê Pontifício para a Jornada Mundial da Criança. Ou seja, o organismo instituído por Francisco em novembro de 2024 com a missão de cuidar da “animação eclesial e da organização pastoral” das chamadas “JMC”, o evento que, na esteira das Jornadas Mundiais da Juventude, traz a Roma milhares de crianças de todo o mundo para um evento de música, fé e testemunho.
A competência ao Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida
A iniciativa continuará a ser celebrada: de 25 a 27 de setembro de 2026 está prevista em Roma a segunda edição, conforme anunciado por Leão em novembro do ano passado. Isso “compartilhando a solicitude” do Papa Francisco de que “a Igreja preste atenção às crianças também através da instituição de um dia dedicado a elas”, escreve o próprio Leão no quirógrafo. A competência pela organização e coordenação, porém, passa inteiramente para o referido Dicastério, liderado pelo cardeal Kevin Farrell. “O Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida é competente para todas as matérias até agora previstas como da competência do referido Comitê Pontifício”, lê-se no documento.
Promover sinergias e um trabalho mais eficaz
A decisão, explica ainda o Papa Leão, está em continuidade com a já tomada com o rescrito de agosto de 2025 e “com o objetivo de promover ainda mais sinergias e um trabalho mais eficaz para a realização desta nobre iniciativa, após ter sido devidamente consultado”.
Leão XIV revoga também o quirógrafo institutivo e o estatuto relativo do Comitê Pontifício. São revogados também “quaisquer atos e regulamentos adotados até agora” pelo Comitê, que “deixam de ter efeitos jurídicos no ordenamento canônico e civil”. Além disso, o presidente, o vice-presidente e os outros membros cessam “imediatamente” de seus cargos. Será o prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, lê-se no documento, “que definirá as relações pendentes do Comitê” e apresentará “um balanço final de liquidação à Secretaria para a Economia para a respectiva aprovação e para qualquer decisão sobre o destino do ativo residual”.
A primeira edição em 2024
A primeira edição da JMC foi realizada em 25 de maio de 2024 no Estádio Olímpico de Roma, na presença do Papa Francisco e com a participação de mais de 50 mil crianças e adolescentes, vindos também de zonas difíceis e de guerra. Agora, ela será organizada pelo Dicastério – já organizador da JMJ – que se ocupa de questões relacionadas aos leigos e à família, incluindo a pastoral e o cuidado das crianças.

