A notícia da concessão pontifícia foi anunciada, em meio aos aplausos dos fiéis, no final da recitação do Santo Rosário da Vigília da Assunção, por Dom Fábio Dal Cin, Delegado Pontifício Arcebispo de Loreto. Em suas palavras, o agradecimento ao Papa por um presente que permite usufruir por outros doze meses os benefícios espirituais do Jubileu, especialmente neste tempo de pandemia.
Gabriella Ceraso – Cidade do Vaticano
Com palavras cheias de gratidão ao Papa Francisco, Dom Fabio Dal Cin, Delegado Pontifício Arcebispo de Loreto, anunciou na noite de sexta-feira, 14, a decisão pontifícia de prorrogar o Jubileu Lauretano até 10 de dezembro de 2021, uma graça concedida por ocasião do centenário da proclamação, por Bento XV, de Nossa Senhora do Loreto Padroeira de todos os aeronautas.
“Neste tempo difícil para a humanidade – afirma Dom Dal Cin – a Santa Mãe Igreja nos concede outros doze meses para recomeçar a partir de Cristo, deixando-nos acompanhar por Maria, sinal para todos de consolação e de segura esperança”.
O Jubileu, iniciado oficialmente com a abertura da Porta Santa em 8 de dezembro de 2019, na presença do cardeal Secretário de Estado Pietro Parolin, mas “infelizmente não celebrado em toda a sua extensão devido à epidemia de Covid19” – como afirma o Decreto da Penitenciaria Apostólica – renova assim por outros doze meses a experiência de graça e perdão para todos os fiéis que visitarem o Santuário Pontifício. Graça que também se estende às tantas capelas de aeroportos civis e às bases da força aérea militar do mundo.
“Certamente os fiéis – lê-se ainda no Decreto do cardeal Mauro Piacenza, Penitencieiro Mor e do Regente, monsenhor Christophorus Nykiel – tirarão certamente da generosa prorrogação bons propósitos e vigor espiritual a serem concretizados na vida segundo a lei do Evangelho”.
Ao dar a notícia da prorrogação no final da recitação do Santo Rosário da Vigília da Assunção do Santuário da Santa lar de Loreto, Dom Dal Cin recordou as tantas vezes durante o ano, em que o Papa expressou sua proximidade ao Santuário: na sua visita em 25 de março de 2019, onde assinou a Exortação Apostólica à Juventude Christus Vivit; na concessão e prorrogação do Jubileu Lauretano; na inscrição em 10 de dezembro no Calendário Romano da memória facultativa da Bem-aventurada Virgem de Loreto e, por fim, com a inclusão nas Ladainhas Lauretanas de três novas invocações Mater Misericordiae, Mater Spei e Solacium migrantium.