Começa neste domingo (2) a série de projeções que irá homenagear a figura humana e espiritual de Pedro. Durante o Angelus, Francisco recordou que as exibições acontecem todas as noites até 16 de outubro. Na abertura, o evento começa às 20h na Itália, 15h no horário de Brasília, com transmissão ao vivo dos canais do Vatican News.
Andressa Collet – Vatican News
Assim, ao final do Angelus deste domingo (2), o Papa Francisco fez o convite a todos os peregrinos presentes na Praça São Pedro para a noite de abertura das projeções intitulada “Follow me. A vida de Pedro”, uma homenagem à figura humana e espiritual do Apóstolo. O cardeal Mauro Gambetti, vigário geral da Cidade do Vaticano, vai introduzir o evento que conta ainda com uma participação especial do renomado cantor italiano, Andrea Bocelli. A abertura, às 20h na Itália, 15h no horário de Brasília deste domingo (2), ganha transmissão ao vivo dos canais do Vatican News.
A projeção na Basílica de São Pedro
Através de uma sequência de imagens, retiradas dos mais importantes repertórios iconográficos da Basílica e dos Museus do Vaticano, os acontecimentos da vida do Pescador da Galileia serão contados usando uma mistura entre novas tecnologias e iconografia sagrada. Um encontro entre o antigo e o moderno, inclusive com efeitos tridimensionais, que irá valorizar obras-primas de artistas como Rafael, Perugino, Reni e Cavallucci.
O projeto multimídia é uma iniciativa da Fundação Fratelli tutti, da Fabbrica di San Pietro e da paróquia da mesma Basílica. Em chave artística, será inaugurado um trajeto pastoral para acompanhar a visita à Basílica e a peregrinação ao Túmulo de Pedro. A iniciativa também é caracterizada como a primeira etapa dos roteiros “Arte e Fé”. As exibições acontecem de 2 a 16 de outubro. A partir desta segunda-feira (3), sempre das 21h às 23h, como anunciou o Papa Francisco, com projeções que duram cerca de 8 minutos.