Leão XIV assegurou orações a todos os afetados pelas inundações nesses países, causadas por fortes chuvas que geram deslizamaentos de terra e evacuações de várias famílias. “Encorajo as comunidades a permanecerem unidas e solidárias, com a proteção materna da Virgem Maria”, disse o Papa ao final do Angelus neste domingo (08/02).
Andressa Collet – Vatican News
As populações afetadas pelas inundações na Península Ibérica, causadas pelas chuvas torrenciais do ciclone Leonardo e agora pela tempestade batizada de Marta, ganharam a proximidade do Papa ao final do Angelus deste domingo (08/02). Espanha e Portugal têm regiões castigadas pelas severas inundações dos últimos dias e em meio à evacuação por prevenção. A centenas de quilômetros ao sul, o Marrocos também foi atingido pelas chuvas, obrigando que cerca de 150 mil pessoas fossem evacuadas. Na Itália, mais de 1.500 pessoas tiveram de deixar áreas em Niscemi, na Sicília, após tempestades provocarem deslizamentos de terra no fim de janeiro. O governo decretou emergência na região sul do país. O Papa pediu união de todos:
Os alertas para inundações continuam sendo notificados pelo Flood Hub do Google com possibilidades ainda presentes ao norte do Marrocos, em Portugal e na Espanha, assim como na França. Com previsões de até sete dias de antecedência, a ferramenta inovadora mostra possíveis riscos em rios e cidades, ao combinar dados meteorológicos, hidrológicos, de satélite e históricos processados com inteligência artificial, e serve de apoio aos alertas oficiais e para tomar precauções em mais de 150 países.
A paz começa com a dignidade!
Neste domingo, 8 de fevereiro, 12º Dia Internacional de Oração e Reflexão contra o Tráfico de Pessoas, o Papa se uniu mais uma vez à mobilização contra o fenômeno e com a rede Talitha Kum que organizou a partir de Roma eventos em nível internacional para enfrentar esse “crime hediondo” que afeta cerca de 27 milhões de pessoas no mundo, sobretudo mulheres e crianças, migrantes e refugiados. Ao final do Angelus, Leão XIV reforçou a mensagem que divulgou na última sexta-feira (06/02) com o apelo ao respeito pela dignidade de todos:
“Hoje, memória de Santa Giuseppina Bakhita, celebra-se o Dia Mundial de Oração e Reflexão contra o Tráfico de Pessoas. Agradeço às religiosas e a todos aqueles que se empenham em combater e eliminar as formas atuais de escravidão. Junto com eles, digo: a paz começa com a dignidade!”
A exemplo do Beato Valera, dedicar-se à caridade pastoral
Leão XIV também recordou da mais recente beatificação, no sábado (07/02), onde foi representado pelo cardeal Marcelo Semeraro, prefeito do Dicastério para as Causas dos Santos. O mais novo beato espanhol – que nasceu, se doou a Deus e morreu na cidade de Huércal-Overa, na Almería, na Espanha, exerceu a caridade durante a vida, colocando-se sempre a serviço dos últimos. O encorajamento do Papa através do Padre Valera foi dirigido à missão dos sacerdotes de hoje:
“Ontem, em Huércal-Overa, na Espanha, foi beatificado o Pe. Salvatore Valera Parra, pároco totalmente dedicado ao seu povo, humilde e atencioso na caridade pastoral. Que o seu exemplo de padre centrado no essencial seja um estímulo para os sacerdotes de hoje a serem fiéis no dia a dia vivido com simplicidade e austeridade.”

