Parolin: em Minneapolis uma violência inaceitável

0

O clima de máxima tensão em Minnesota, a posição da Santa Sé sobre o Conselho de Paz para a estabilização do Oriente Médio, as negociações diplomáticas na Dinamarca sobre a questão da Groenlândia: esses são alguns dos temas abordados pelo Cardeal Secretário de Estado Parolin nesta noite, 28 de janeiro, na Lumsa, onde respondeu a perguntas de jornalistas à margem de um encontro sobre ética e economia.

Antonella Palermo – Cidade do Vaticano

“A posição da Santa Sé é sempre para evitar qualquer tipo de violência, obviamente, e, portanto, não podemos aceitar episódios desse tipo. Simplesmente isto, vocês sabem” O cardeal Pietro Parolin assim respondeu a uma pergunta sobre os eventos que dizem respeito às operações de agentes do ICE em Minnesota, Estados Unidos, que resultaram na morte de dois cidadãos americanos. “As dificuldades, os problemas, as contradições são resolvidas de outra forma”, acrescentou o secretário de Estado, ecoando as declarações já feitas pelos bispos estadunidenses, que são concordes em definir a situação como “inaceitável”.

Board of Peace, há “questões críticas”

 

As declarações do cardeal Parolin foram uma resposta a perguntas de jornalistas no encontro “Ética e Economia”, organizado pelo Departamento GEPLI da Universidade LUMSA de Roma, em colaboração com o Movimento de Escolas de Ética e Economia do Mundo. O secretário de Estado comentou então a carta aberta que lhe foi enviada na terça-feira, 27, pela Rede de Padres Contra o Genocídio, que insta a Santa Sé a não participar do Conselho de Paz para a reconstrução de Gaza, que está sendo formado sob a direção de Trump.

Questionado se o Vaticano havia considerado sua posição sobre o assunto e se deveria ou não participar, ele respondeu: “É preciso responder depois de um minuto… deixem-nos pensar um pouco”, respondeu Parolin, acrescentando  que compreende as preocupações deles.

Em seguida, reiterou o que havia dito à imprensa sobre o mesmo assunto dias antes, precisando: “Diante desta proposta, havia realmente pontos críticos que precisavam ser levados em consideração e que seriam considerados na preparação de uma resposta. A resposta ainda não foi dada, mas acredito que os aspectos críticos desse plano não podem ser ignorados.”

Ele também foi questionado sobre o risco da chegada de equipes do ICE à Itália para os Jogos Olímpicos de Inverno. “Sim, sim, li as notícias, mas sei que também há uma polêmica a respeito. Não entrarmos em polêmica”, afirmou.

Groenlândia, rumo a uma solução

 

Parolin, que retornou há dois dias da Dinamarca para as celebrações do primeiro evangelizador, Santo Ansgar, no século IX, confirmou ter encontrado o ministro das Relações Exteriores, Lars Løkke Rasmussen, como era previsto pelo programa da visita. Rasmussen lhe forneceu uma visão geral específica da situação da Groenlândia. “Ele me falou sobre seus contatos em Washington, que foram muito apreciados. Também ouvi comentários de outras pessoas, especialmente de bispos luteranos, que disseram que a opinão pública dinamarquesa estava muito satisfeita com as posições assumidas. Sem ingressar em detalhes, acredito que estamos caminhando rumo a uma solução, um acordo. Não sei os termos exatos agora”, enfatizou, “mas me pareceu que o ministro das Relações Exteriores também se mostrou bastante otimista após esses diálogos Esperemos que  seja assim.”

lar Sollievo della Sofferenza, compreensão para a crise dos trabalhadores

 

Um repórter então lhe pede esclarecimentos sobre a lar Sollievo della Sofferenza, em San Giovanni Rotondo (FG), propriedade da Santa Sé. É recordado a ele o falta do hospital, que é acompanhado por uma grave crise de pessoal: “Estamos tentando de tudo para resolver o problema e ajudar o hospital a superar as dificuldades que está enfrentando”, responde. Em relação às críticas sobre a falta de transparência financeira, ele responde prometendo consultar o presidente do Conselho de Administração para “solicitar mais informações” e reafirmando seu compromisso em atender às preocupações dos trabalhadores.

Fonte

Escreva abaixo seu comentário.

Por favor escreva um comentário
Por favor insira o seu nome aqui