“Nestes quatro anos de serviço à diocese latina de Jerusalém, no Patriarcado Latino”, ressalta o arcebispo dom Pizzaballa, “pude constatar pessoalmente qual é o papel dos Cavaleiros e Damas do Santo Sepulcro para esta Igreja, não somente no contexto das atividades educacionais e pastorais, mas em geral para a vida de toda a diocese”. O administrador apostólico agradece à Ordem do Santo Sepulcro por pagamento de dívida que pesava sobre o Patriarcado
Vatican News
Terra Santa. Um veemente e não formal agradecimento por ter sido “o sinal concreto e tangível da Providência divina” para o Patriarcado Latino de Jerusalém: o administrador Apostólico do Patriarcado, o arcebispo dom Pierbattista Pizzaballa, dirigiu-se aos Cavaleiros e Damas do Santo Sepulcro numa mensagem na qual, entre outras coisas, confirmou que a dívida relacionada à construção da Universidade Americana de Madaba, que pesava sobre os cofres patriarcais, foi totalmente paga, eliminando assim 60% do falta que pesava sobre os orçamentos do Patriarcado.
Solidariedade e proximidade da Ordem do Santo Sepulcro
“Nestes quatro anos de serviço à diocese latina de Jerusalém, no Patriarcado Latino”, ressalta dom Pizzaballa em sua mensagem, “pude constatar pessoalmente qual é o papel dos Cavaleiros e Damas do Santo Sepulcro para esta Igreja, não somente no contexto das atividades educacionais e pastorais, mas em geral para a vida de toda a diocese”.
Recorda-se que há quatro anos, “num momento particularmente difícil para o Patriarcado”, a Ordem Equestre do Santo Sepulcro mostrou “solidariedade e proximidade, encorajando e apoiando também concretamente os processos de revisão e supervisão da vida administrativa da diocese, que se tornaram necessários e inadiáveis”.
Uma proximidade renovada diante da nova e repentina emergência representada pela pandemia da Covid-19: “Devido às medidas adotadas pelos vários governos para lidar com a pandemia”, recorda o administrador apostólico do Patriarcado Latino de Jerusalém, “grande parte de nossa população deparou-se com um corte drástico nos salários e uma situação econômica geral ainda mais frágil do que de costume”.
Uma resposta muito além das expectativas
“Graças ao apoio do Grão-Mestre (atualmente o cardeal Fernando Filoni, ndr) com o Grão-Magistério, nosso apelo aos Cavaleiros e Damas teve uma resposta que foi muito além de nossas expectativas e nos deu o fôlego necessário para enfrentar esta emergência com maior serenidade. Todos ficamos impressionados e tocados com a resposta imediata e seu alcance”.
Por esta razão, em meados de maio, o Grão-Mestre da Ordem Equestre dos Cavaleiros do Santo Sepulcro, cardeal Fernando Filoni, anunciou a criação de um Fundo ad hoc para a coleta de doações extraordinárias para apoiar as famílias mais necessitadas na Terra de Jesus.
Fundo especial de emergência-Covid para a Terra Santa
A Ordem do Santo Sepulcro mantém o funcionamento normal de 38 escolas na Palestina, Israel e Jordânia, onde 1.300 professores e funcionários atuam a serviço de 15.000 alunos, muçulmanos e cristãos.
Dos 30.000 membros da Ordem e das tenências espalhadas pelos cinco continentes chegou uma “resposta generosa” ao pedido de financiamento do Fundo especial de emergência-Covid para a Terra Santa: de maio a setembro foi coletada uma contribuição econômica extra de cerca de três milhões de euros, além da ajuda ordinária fornecida à diocese latina de Jerusalém.
A ajuda adicional proporcionada pela Ordem do Santo Sepulcro permitiu garantir apoio econômico a mais de 2.400 famílias em mais de 30 paróquias.
(Fides)