A Diocese de Viana – Angola realizou, no último fim-de-semana (01 a 03/09), a sua peregrinação Anual ao Santuário de Nossa Senhora da Conceição da Muxima, em que participaram mais de dois milhões de peregrinos.
Ribeiro André – Rádio Maria Angola, para o Vatican News
A caminhada de fé contou com mais de dois milhões e meio de peregrinos vindos de várias Províncias do País e do estrangeiro.
A peregrinação teve a duração de três dias, e decorreu sob lema: “Com Maria amemos e protejamos as crianças”.
A Missa solene de encerramento foi presidida por Dom Emílio Sumbelelo, Bispo da Diocese de Viana, e nela concelebraram, entre outros, o Bispo emérito de Viana, Dom Joaquim Ferreira Lopes, o Arcebispo Metropolita da Arquidiocese de Luanda, Dom Filomeno do Nascimento Vieira Dias, e mais de uma dezena de sacerdotes vindos de outros cantos da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST).
Na homilia da Missa de encerramento, Dom Emílio Sumbelelo desafiou aos peregrinos a seguir a vida de santidade.
Sobre o atual contexto do país, o prelado exortou os cristãos a buscarem os valores da unidade e reconciliação por via de um colóquio sincero e permanente.
O Bispo da Diocese de Viana, terminou a homilia, com uma prece a Nossa Senhora da Conceição da Muxima
Alguns peregrinos, falaram dos propósitos apresentados a Nossa Senhora tendo destacado os momentos de renovação e fé, vividos no Santuário durante a peregrinação.
Por sua vez, o governador da Província de Luanda, Manuel da Conceição Homem, presente na Missa de encerramento, destacou a organização da Igreja e manifestou felicidade pela atenção que a Igreja tem dedicado à criança.
O Porta-voz do Comando Provincial da Polícia Nacional em Luanda, Nestor Goubel, fez balanço positivo e valorizou a postura dos peregrinos.
Já o reitor do Santuário da Mamã Muxima, Padre Vicente de Melo, fez balanço positivo do evento religioso e garantiu que agora as baterias começam a ser preparadas para a próxima peregrinação anual.
Neste ano, a peregrinação contou com novas iniciativas, sob proposta do seu Bispo Diocesano, como por exemplo a visita que a Imagem Peregrina realizou às Dioceses de Caxito, na Arquidiocese de Luanda, e em algumas Paróquias da Diocese de Viana.
Pela primeira vez também, a Imagem Peregrina realizou uma viagem fluvial, saindo da Cabala até ao Santuário, e contou com a devida protecção dos efectivos da Polícia Nacional.
A peregrinação anual edição de 2023, decorreu sob lema: “Com Maria, amemos e protejamos as crianças”.