Prefeita do Dicastério para Vida Consagrada está no Brasil para Assembleia da CRB

0

A Ir. Simona Brambilla, prefeita do Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, já está no Brasil para a 27ª Assembleia Geral Eletiva da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB). A agenda oficial se concentra nesta segunda-feira (07/07) com visitas e um colóquio aberto com representantes de comunidades de vida contemplativa, leigos consagrados e novas formas de consagração. Uma presença que é sinal da proximidade do Vaticano com a Vida Religiosa no país.

Vatican News

Chegou neste sábado, 5 de julho, em Brasília (DF), a prefeita do Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, Irmã Simona Brambilla. A visita ao Brasil se estende até o dia 9 de julho por ocasião da 27ª Assembleia Geral Eletiva da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), que tem como tema: “Vida Religiosa Consagrada: Sentinelas da Esperança”. O encontro reúne centenas de superiores e superioras maiores de todo o país.

Irmã Simona foi acolhida com felicidade pelo Núncio Apostólico no Brasil, dom Giambattista Diquattro; pela presidente da CRB, Irmã Eliane Cordeiro de Souza; e por assessoras da Conferência, em um gesto de comunhão e acolhida fraterna.



A agenda oficial da prefeita começa nesta segunda-feira (07/07)   (CRB Nacional)

27ª Assembleia Geral da Conferência dos Religiosos do Brasil 

Com uma programação intensa, a agenda oficial da prefeita se concentra especialmente nesta segunda-feira, 7 de julho. Pela manhã, Irmã Simona visita a assembleia da União das Superioras Gerais do Brasil (USGCB), que reúne mais de 130 congregações religiosas fundadas em solo brasileiro. Na sequência, ela realiza visitas institucionais à sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e à Nunciatura Apostólica, representando o reconhecimento e a comunhão entre os diversos organismos da Igreja. Durante a tarde, a prefeita se encontra com mais de 300 religiosos e religiosas de diferentes carismas para uma partilha sobre a missão da Vida Consagrada nas realidades sociais mais desafiadoras do país. O encontro é marcado pela escuta mútua e pela valorização do serviço evangélico realizado nas periferias, entre os pobres, migrantes, povos originários e comunidades vulneráveis. À noite, Irmã Simona conduz um colóquio aberto com representantes de todas as expressões de Vida Consagrada no Brasil — de comunidades de vida contemplativa aos leigos consagrados e novas formas de consagração —, oferecendo informações sobre a atuação do Dicastério e respondendo às perguntas dos participantes.

Nos dias seguintes, 8 e 9 de julho, a prefeita participa de uma coletiva de imprensa com veículos da imprensa católica e nacional, e ministra uma palestra especial aos superiores e superioras maiores presentes na assembleia. Uma presença que é sinal da proximidade do Vaticano com a Vida Religiosa no Brasil e fortalece os laços de comunhão, escuta e esperança entre os diversos carismas que atuam no país.

Irmã Simona Brambilla deve conhecer diferentes realidades em atuação da Vida Consagrada no Brasil

Irmã Simona Brambilla deve conhecer diferentes realidades em atuação da Vida Consagrada no Brasil   (CRB Nacional)

A proximidade do Vaticano à Vida Consagrada no Brasil

A visita de Irmã Simona Brambilla acontece em um momento significativo, em que a Vida Consagrada brasileira reflete sobre os caminhos futuros da missão, da formação e do serviço profético diante dos desafios contemporâneos. A CRB, que dinamiza mais de 30 mil religiosos e religiosas em território nacional, expressa profunda felicidade e esperança pela presença de Irmã Simona — a primeira mulher a dirigir um Dicastério no Vaticano — em um momento tão significativo de discernimento e renovação para a Vida Consagrada brasileira. Uma presença que é um sinal concreto da escuta atenta e do cuidado da Igreja universal para com a Vida Religiosa na América Latina, especialmente no Brasil, onde a missão profética, solidária e encarnada das consagradas e consagrados permanece como sinal vivo de esperança junto ao povo.

Colaboração: Assessoria de Comunicação da CRB Nacional

Fonte

Escreva abaixo seu comentário.

Por favor escreva um comentário
Por favor insira o seu nome aqui