O prefeito de Curitiba, capital do Estado do Paraná, Rafael Greca, encontra-se em viagem pela Europa, e na manhã deste sábado foi recebido na Rádio Vaticano pelo jornalista Silvonei José, com quem conversou sou o motivo de sua viagem, sobre o encontro com o Papa Francisco na próxima quarta-feira, e sobre a cidade de Curitiba, descrita como cidade sustentável, igualitária e inovadora.
Silvonei José – Vatican News
Nesta viagem pela Europa, o prefeito de Curitiba está sendo acompanhado pelo presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Dario Paixão; pelo secretário de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação, Alexandre Jarschel de Oliveira; e pelo assessor de Articulação Política da Prefeitura de Curitiba, Lucas Navarro.
Durante a entrevista à Rádio Vaticano – Vatican News, que durou mais de 45 minutos o prefeito Greca falou dos prêmios Mundiais de Inovação para Curitiba, das políticas de Segurança Alimentar e Nutricional, das Mesas Solidárias Patrícia Casillo, Nossa Senhora da Luz, Caximba, Capanema e Rui Barbosa.
Outro aspecto destacado na entrevista foi o desafio da Energia Solar, de Eletromobilidade, do gigantesco SUS Curitibano, das obras de Mobilidade. Um dos fatos destacados referentes à qualidade de vida e meio-ambiente, são as 500 mil árvores plantadas desde 2017, dos 1.200 km de asfalto, dos Faróis do Saber e da Inovação; ainda as 400 escolas públicas municipais, e a Pedagogia aprovada pela Unesco.
Nos dias passados o prefeito Greca participou em Barcelona (Espanha), da premiação do Intelligent Community Forum (ICF – Fórum de Comunidades Inteligentes) – Curitiba foi uma das sete finalistas do prestigiado prêmio internacional -, e ainda do Smart City Expo World Congress 2024, maior evento de cidades inteligentes do mundo.
“Mostramos nestes fóruns internacionais as iniciativas que consagraram Curitiba como a Cidade Mais Inteligente do Mundo de 2023 pela Fira Barcelona”.
Durante a entrevista à Rádio Vaticano – Vatican News, o prefeito Greca destacou que os participantes, entre especialistas em cidades inteligentes, representantes de organizações internacionais e gestores públicos de todo o mundo, puderam conhecer mais sobre a Fazenda Urbana e os Jardins de Mel; as hortas urbanas; o Câmbio Verde; a Pirâmide Solar de Curitiba; as 550 mil árvores plantadas; os projetos de eletromobilidade no transporte público e os do Novo Inter 2 e BRT Leste-Oeste; o Bairro Novo da Caximba; os aplicativos e plataformas Saúde Já e 156; a Central Saúde Já; o Wi-fi Curitiba; o Fab Lab do Cajuru; a Muralha Digital; e as ações voltadas ao empreendedorismo e à inovação do Vale do Pinhão.
Os encontros em Roma
Na sexta-feira, 8 de novembro, Greca iniciou em Roma (Itália) a segunda etapa da missão oficial de Curitiba na Europa, com uma programação de encontros e visitas a autoridades brasileiras e italianas.
Na agenda, até 14 de novembro, estão encontros com o embaixador do Brasil junto à Santa Sé, Everton Vieira Vargas, e com o embaixador do Brasil junto ao governo da Itália, Renato Mosca.
Na capital italiana, o prefeito terá importantes encontros com a embaixadora Carla Carneiro, representante permanente do Brasil junto à FAO, e com Fabio Bonanno, chefe de Política Agrícola e Alimentar de Roma; com Andrea Messori, da rede de hortas comunitárias e agricultura urbana de Roma; e Fabio Ciconte, presidente do Conselho de Política Alimentar de Roma.
“Vamos mostrar que experiências curitibanas como as hortas comunitárias, fazendas urbanas, Armazéns da Família, Mesas Solidárias e restaurantes populares podem ser replicadas em todo o mundo e ajudar a combater a fome. Também vamos conhecer experiências italianas”, salientou o prefeito.
Na quarta-feira o prefeito reca terá um momento muito especial, um encontro com o Papa Francisco, durante a audiência geral na PraçaSão Pedro no Vaticano, momento em que irá expor ao Santo Padre as ações de Curitiba para a proteção aos mais vulneráveis, como pessoas em situação de rua, idosos e famílias carentes.
“Pretendo compartilhar com o Santo Padre iniciativas como Mesa Solidária, FAS SOS, Câmbio Verde e o Bairro Novo da Caximba, que garantiram a Curitiba o reconhecimento de Cidade Mais Igualitária do Brasil”, disse o prefeito na sua entrevista à Rádio Vaticano – Vatican News
Eis a íntegra da entrevista do prefeito Greca à Rádio Vaticano – Vatican News: