Prêmio Ratzinger 2025 para Riccardo Muti, um dos maiores maestros italianos

0

A entrega do prêmio ao maestro será feita por Papa Leão XIV e está prevista para 12 de dezembro, na Aula Paulo VI, durante o tradicional Concerto de Natal. O espetáculo será dirigido pelo próprio diretor de orquestra, ligado ao Papa Bento XVI por amizade e entendimento cultural e espiritual.

Vatican News

Ao maestro italiano Riccardo Muti, diretor de orquestra apreciado em todo o mundo, e também por Bento XVI, o Papa Leão XIV irá dar o Prêmio Ratzinger 2025 no próximo dia 12 de dezembro, na Sala Paulo VI, por ocasião do Concerto de Natal, dirigido pelo próprio Muti. A notícia foi divulgada pelo Comitê Científico e pelo Conselho Administrativo da Fundação Vaticana Joseph Ratzinger-Bento XVI, anunciando que a concessão do prêmio ao diretor de orquestra italiano foi aprovada pelo Pontífice.

“O altíssimo valor da arte do maestro Muti – lê-se no comunicado – é universalmente reconhecido, e também Bento XVI se considerava um seu sincero admirador”. E o maestro “retribuiu essa consideração com repetidas manifestações pessoais de atenção e afeto, mesmo quando o Papa Bento, após a renúncia, se encontrava no Mosteiro “Mater Ecclesiae”. Ao agradecer à Fundação Ratzinger pela atribuição do Prêmio, o maestro Muti disse ter sempre acompanhado e admirado profundamente o Papa Bento XVI, “cujos pensamentos, reflexões e meditações foram e serão um alimento para os homens e mulheres de boa vontade! O último encontro privado com Bento XVI permanecerá para mim e minha esposa uma lembrança cheia de fé e esperança”.

Como é sabido, lembra a Fundação do Vaticano, entre as artes, Bento XVI apreciava particularmente e praticava pessoalmente a música, e teve a oportunidade de conhecer o maestro Muti e conversar com ele. A entrega do prêmio será, portanto, uma ocasião para o maestro “evocar com gratidão e emoção sua amizade pessoal e entendimento cultural e espiritual com o inesquecível Papa Bento”.

A biografia de Riccardo Muti

Nascido em Nápoles em 1941, Riccardo Muti foi diretor musical do Maggio Musicale Fiorentino de 1968 a 1980. Dirigiu a Philharmonia Orchestra de Londres de 1972 a 1982 e a Philadelphia Orchestra entre 1980 e 1992. Foi diretor musical do Teatro La Scala de 1986 a 2005 e, de 2010 a 2023, da Orquestra Sinfônica de Chicago. Atualmente, dirige a Orquestra Juvenil Luigi Cherubini, que fundou em 2004 em Piacenza e Ravenna. Em 2015, fundou a “Riccardo Muti Italian Opera Academy” para jovens maestros.

O Prêmio Ratzinger, instituído em 2011, é concedido anualmente, com a aprovação do Papa, por proposta do Comitê Científico da Fundação, a personalidades eminentes no campo da cultura e da arte de inspiração cristã. Os premiados até agora foram teólogos, biblistas, filósofos, juristas e artistas de diferentes continentes e confissões religiosas.

Fonte

Escreva abaixo seu comentário.

Por favor escreva um comentário
Por favor insira o seu nome aqui