A Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou uma carta à Presidência da Conferência Episcopal Venezuelana, manifestando solidariedade e comunhão fraterna diante do atual contexto vivido pelo povo venezuelano.
Vatican News
Na mensagem, os bispos reafirmam o compromisso da Igreja com a defesa da dignidade humana, da paz, do colóquio e do bem comum, e asseguram orações pela missão pastoral da Igreja na Venezuela e por todo o seu povo.
Eis a íntegra da mensagem:
Estimados irmãos no episcopado,
A Presidência da Conferência Nacional dos Bispo do Brasil deseja manifestar sua profunda comunhão fraterna com a Igreja que peregrina na Venezuela, neste momento marcado por tensões, sofrimentos e incertezas que atingem o povo venezuelano.
Unimo-nos espiritualmente às vossas orações e iniciativas pastorais, expressando nossa solidariedade às vítimas da violência, aos feridos e às famílias enlutadas. Como pastores da Igreja na América Latina, partilhamos a dor do povo que sofre e renovamos nossa esperança na força do Evangelho da paz desarmada e desarmante.
Reafirmamos, com convicção, que o colóquio sincero, iluminado pela verdade, pela justiça, pelo respeito à dignidade da pessoa humana e à soberania das Nações, é o único caminho capaz de promover o bem comum, fortalecer a democracia e construir uma convivência social marcada pela reconciliação e pela paz duradoura.
Que o Espírito Santo continue a sustentar a missão profética da Igreja na Venezuela, concedendo serenidade, sabedoria e fortaleza a todos, e conduzindo o povo venezuelano pelos caminhos da unidade e da esperança. Que Nossa Senhora de Coromoto interceda por todo o povo venezuelano.
Saudações em Cristo,
Dom Jaime Cardeal Spengler
Arcebispo da Arquidiocese de Porto Alegre – RS
Presidente da CNBB
Dom João Justino de Medeiros Silva
Arcebispo da Arquidiocese de Goiânia -GO
1 º Vice-Presidente da CNBB
Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa
Arcebispo da Arquidiocese De Olinda e Recife – PE
2° Vice-Presidente da CNBB
Dom Ricardo Hoepers
Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Brasília – DF
Secretário-Geral da CNBB
Fonte: CNBB

