O bispo de Uvira, Dom Sébastien Joseph Muyengo Mulombe, foi assaltado ontem, 20 de fevereiro. O facto foi anunciado num comunicado da diocese da cidade do Kivu Sul, conquistada pelo M23.
Vatican News com Agência Fides
“grandeza a Deus, eles foram-se embora e as Irmãs Missionárias de Jesus Emanuel em nossa lar sem saber o que tinha acontecido, e é assim que vos informamos. Se nos procurarem nos nossos telemóveis, não estamos contactáveis”, conclui a nota dirigida aos fiéis.
O tshiluba é uma língua falada no Kasai Ocidental e no Kasai Oriental, duas províncias da parte centro-ocidental da RDC. Este facto sugere que o roubo do Bispo de Uvira, situado no leste da RDC, foi cometido por soldados do exército regular dessas províncias. Este não é um caso isolado. Há relatos de saques efectuados por soldados em Uvira, onde o M23 está agora às portas, bem como em cidades anteriormente conquistadas pelo grupo de guerrilha pró-Ruanda. Este é mais um indício do desmoronamento do exército regular face ao avanço dos rebeldes, que neste momento parece imparável.