Caros párocos e fiéis diocesanos,
Saúde e Paz!
A Igreja Católica celebra, no dia 3 de fevereiro, a memória de São Brás, bispo e mártir. Durante o início de sua vida adulta, São Brás formou-se médico, profissão que não exerceu por muito tempo, buscando, algum tempo depois, uma proximidade maior com a Igreja de Cristo, se tornando padre e, mais tarde, bispo. Foi martirizado e relatos contam que, pouco tempo antes, foi-lhe apresentada uma criança na qual uma espinha de peixe estava presa à garganta, com risco de sufocamento. Brás orou a Deus e, por sua oração, a criança recebeu a cura necessária.
Na memória de São Brás, geralmente se celebra a Missa e, a seguir, costuma-se dar a bênção da garganta, onde são cruzadas duas velas na garganta do fiel, rezando: “Por intercessão de São Brás, Bispo e Mártir, livre-te Deus do mal da garganta e de qualquer outra doença. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém”.
Por causa da pandemia e para evitar qualquer risco de contágio com o coronavírus, peço-lhes que deem a Bênção de São Brás, antes da Bênção Final da Missa, uma única vez para, todos os fiéis, sem fazer uso das velas.
Peçamos a Deus, por intercessão de São Brás, a bênção sobre nossa garganta, para que sejamos fiéis à nossa missão de anunciar o Evangelho e o Amor de Cristo, em todo lugar e em todo momento.
Cúria Diocesana de Governador Valadares, 26 de janeiro de 2021.