Nos dias 11 a 18 de junho de 2023 aconteceu em Regência-ES, a 6ª Romaria da terra e das águas. O objetivo desta romaria, que contou com a participação de cidades que compõem as regiões da bacia do rio Doce, é assumir de forma profética a missão de denunciar os crimes que as mineradoras vêm causando à biodiversidade. Vale recordar o crime da Samarco (terceirizada da Companhia Vale do Rio Doce) que matou o Rio Doce e ceifou vidas com o rompimento da barragem de Fundão em Bento Rodrigues, em Mariana-MG, no dia 05 de novembro de 2015. acidente este que até hoje é visível e sentido pelos que vivem no vale do rio Doce: ribeirinhos, indígenas, além da população que tem que conviver e tomar todos os dias da água, que ainda se encontra suja, contendo rejeitos do minério que não foram retirados pela empresa.
No intuito de ser uma “Igreja em Saída”, a Romaria desde de 2016 tem sido uma presença de Cristo na vida dos atingidos, buscando ouvir com o coração os clamores desta gente que sofre e que nem sempre é devidamente atendida pelos responsáveis do maior crime ambiental no Brasil.
Neste ano de 2023, uma multidão de homens e mulheres foi clamar por justiça, por um mundo onde a “lar comum” possa ser cuidada, que a vida seja respeitada em sua dignidade. Este grito profético anuncia um desejo de mudança, que exige que os poderosos deste mundo possam refletir e buscar, mediante uma consciência ética, respeitar a biodiversidade, renunciar à ganância que destrói vidas e assim, promover uma economia que gera vida, dando uma basta nesta economia da cultura da morte!
Rezemos para que alcançando a maturidade da consciência, a sociedade formada por homens e mulheres, filhos e filhas de Deus, possa assumir uma voz profética na defesa da nossa lar comum, como nos exorta o Papa Francisco. E que inspirados pela Palavra de Deus, que inspirou o lema da romaria – “No princípio o Espírito pairava sobre as águas” (Gn 1,2) — a Igreja possa assumir cada vez mais a defesa da vida e ajudar a cuidar da criação, uma vez que esta é um dom de Deus para cada um de nós.